Região

Afromineiridade de Patrimônio Cultural: Seminário promove oficina de instrumentos  e palestras sobre a Festa de Reinado

Com o tema “Afromineiridade e Patrimônio Cultural: Congadas de Santo Antônio do Monte (MG)”, a Prefeitura de Santo Antônio do Monte por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a Irmandade Nossa Senhora do Rosário, realizou no último dia 31/07, seminário com palestras e oficina de confecção de instrumentos de percussão.O evento realizado no Salão do Reinado, teve como público-alvo os congadeiros do município. No local também foi disponibilizada exposição fotográfica de Francimário Vito e do acervo da Irmandade Nossa Senhora do Rosário.

“Essa realização faz parte do nosso permanente movimento de valorização e fortalecimento da Festa de Reinado de Santo Antônio do Monte. É fundamental promover espaços de reflexão e de conhecimento sobre a cultura do Reinado, principalmente para aqueles que vivenciam e realizam a Festa, que muitas vezes não têm essa oportunidade de escuta e diálogo. Vivemos numa sociedade estruturalmente racista, em que há um apagamento histórico e sistemático das matrizes africanas e das influências negras na cultura. É necessário promover essa visibilidade e reconhecer a complexidade que forma as culturas mineiras, para assim atuarmos na salvaguarda deste patrimônio cultural”, declarou o Secretário de Cultura e Turismo de Santo Antônio do Monte, Ismael Henrique Costa.

Durante o período da manhã, o Capitão Hélio da Congada Soldados de Maria conduziu a oficina de produção de instrumentos de percussão. Após o almoço ofertado aos convidados, foram ministradas as palestras “Cadastro de Congadas” pelo professor e historiador Evaldo Rui de Oliveira e “Ancestralidade: Sincretismo Religioso e Descoroação” com a Capitã Pedrina de Lourdes Santos, da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora das Mercês de Oliveira (MG). Pedrina é pensadora negra sobre relações étnico-raciais, integrante da Casa de Nação Angola, pesquisadora com grande conhecimento em cantos e oralidade em línguas africanas, em história e cultura afro-brasileiras, sobretudo no que se refere às artes rituais do Reinado de Nossa Senhora do Rosário.

Estiveram presentes, além do Presidente da Irmandade Nossa Senhora do Rosário Dinho Silva e voluntários, o Vice-prefeito Tiago Tumbum (representando o Prefeito Léo Camilo em viagem), Vereador e Presidente da Câmara Douglas Cham e a Presidente do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio, Sonelisa Miranda, a Gestora do Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas, Fernanda Cunha.

Fonte: Prefeitura de Santo Antônio do Monte

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GR2BzMIgHZV7KW5XxlaVQZ

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.