Região

Câmara de Nova Serrana recebe centenária, Dona Augusta, para fazer Carteira de Identidade

A Câmara de Nova Serrana teve uma sexta-feira (1º/07) muito atípica, mas muito gratificante com o atendimento realizado no Posto de Identificação do Legislativo para a produção da 2ª via da Carteira de Identidade (RG) de uma cidadã nova-serranense com 107 anos de idade, Dona Augusta Moreira da Silva.

Dona Augusta nasceu em 10 de outubro de 1915, na Comunidade de Ripas. Seu último RG foi tirado há mais de 40 anos e atualmente não é mais aceito para algumas questões como o recebimento do benefício previdenciário. Sendo assim, o novo RG promoverá mais qualidade de vida para Dona Augusta e seus familiares.

A Câmara está preparada para o atendimento de todos os cidadãos, independente da idade, inclusive tem total acessibilidade dispondo, até mesmo, de uma cadeira de rodas para dar segurança na locomoção daqueles que necessitam.

Para acompanhar a confecção da Carteira de Identidade, a dona Gustinha, como gosta de ser chamada, esteve acompanhada por sua filha Eunice e por sua neta Cássia, que relataram que ela é uma mulher forte, determinada, caridosa, católica e devota de Nossa Senhora Aparecida. “Minha mãe tem as limitações da idade, mas é uma pessoa que não dá nenhum trabalho. Ela tem boa saúde e se alimenta bem. Todas as pessoas que nos visitam ficam encantadas com ela”, relatou a filha Eunice, conhecida como Nicinha.

A neta Cássia informou que o novo documento tirado na Câmara irá ajudar muito no dia-a-dia para que eles possam cuidar das coisas burocráticas da avó como resolver questões de banco, questões médicas e assim por diante.

Para o presidente da Câmara, vereador Cabral (SDD), receber a Dona Augusta para tirar a Carteira de Identidade foi muito gratificante. “É maravilhoso saber que a Câmara está fazendo a diferença na vida das pessoas, ainda mais, em perceber que há casos assim, como o da dona Augusta que é incomum e excepcional. O papel da Câmara é justamente servir aos cidadãos. Inclusive a Câmara está preparada para atender a todos com toda segurança e acessibilidade”, finalizou o vereador.

 Saiba mais sobre dona Augusta

Dona Augusta Moreira da Silva casou em 19 de abril de 1942, com Sebastião Ribeiro da Silva (CABELUDO), casamento realizado pelo saudoso PADRE LIBÉRIO, sendo um dos maiores orgulhos para ela, ter recebido o matrimônio pelo Santo Padre. Desta união vieram 04 filhos: Eunice conhecida como (Nicinha); Cosme conhecido como (Nono in memorian); Orlando conhecido como (Pacamã), e Vander.  Augusta também tem 16 netos e 24 bisnetos. Ela ainda tem uma irmã que mora em Divinópolis e tem 90 anos.

Morou por vários anos em Divinópolis, voltando a residir em Nova Serrana, após os 03 filhos fixarem residência na cidade. Morou no Bairro Marisa e depois no Bairro Laranjeiras, onde reside até hoje com a filha Nicinha, que veio de Belo Horizonte para cuidar da mãe.

Dona Gustinha ainda é muito lembrada pelos antigos vizinhos e conhecidos pelo famoso XAROPE DA GUSTINHA, xarope natural, feito somente com ramos do mato, mel e fé.

Em sua casa a qualquer hora do dia ou da noite tinha pessoas à procura das dezenas de vidros de xarope para doação. Gostava de desafiar familiares e amigos a falar o alfabeto de trás para frente, sem errar uma letra, o que fazia com grande habilidade.

A centenária nova-serranense é uma pessoa muito amável e feliz.

Fonte: Câmara Municipal de Nova Serrana

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Ipn5sNVqaDc7WwATXAwFsF

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.