Região

Câmara de Samonte institui Medalha Maria Puríssima Borges Oliveira em Santo Antônio do Monte

A honraria será entregue nas reuniões magnas no dia 16 de novembro, aniversário da cidade.

O Legislativo Municipal de Santo Antônio do Monte aprovou, na última segunda-feira, dia 20 de junho por unanimidade em 1ª e 2ª votação o Projeto de Lei 002/2022, de autoria da mesa diretora, que institui a medalha Maria Puríssima Borges Oliveira de Mérito Educativo.

O nome da educadora foi escolhido diante sua reputação, a relevância do seu trabalho e por ser uma das primeiras professoras citadas pelos santoantonienses quando questionados sobre as que mais marcaram suas vidas. Através desta homenagem outras profissionais da Educação poderão serem referenciadas todos os anos, durante a reunião festiva no aniversário da cidade.

D. Puríssima nasceu na comunidade rural do raposo. Desde a 7ª série começou a dar aulas particulares e reverter parte da renda na compra livros para o magistério curso que terminou em 1969, já dentro da Escola Estadual Waldomiro de Magalhães Pinto.

A partir de 1970 trabalhou nos três turnos com D. Maria Angélica de Castro, dando aulas para as alunas internas na Escola Estadual Senhora de Fátima.

Por algum tempo trabalhou na Escola Estadual Amâncio Bernardes e depois na Escola Estadual Dr. Álvaro Brandão, enquanto fazia faculdade de letras na FAFIT.

Dedicou-se 42 anos a Educação na sala de aula, ora no ensino fundamental ora no ensino médio, nos cursos de magistério e técnico em contabilidade. Ainda lecionou na Escola Estadual Corália de Magalhães Brandão. Também trabalhou nas classes anexas da Escola Dr. Álvaro Brandão na cidade de Pedra do Indaiá. Depois de aposentada continuou por 10 anos no instituto Maria Angélica de Castro – IMAC e mais 4 anos na Secretaria Municipal de Educação do Município.

Durante sua fala Douglas Henrique do Amaral, presidente da casa, salientou que D. Puríssima semeou palavras, plantou ensinamentos, viveu o amor e hoje colhe os frutos do reconhecimento.

“A senhora sempre será lembrada por suas habilidades como professora, mestra incansável na missão da língua portuguesa, marcou a todos com seu jeito firme e ao mesmo tempo sorridente e carinhoso. E de forma surpreendente com a sua fala sempre num tom mais baixo ensinava a todos a necessidade de ouvir e prestar atenção, sempre muito persistente na busca pela escrita correta incentivou e despertou o gosto pela leitura, sua passagem por quase todas as escolas do município deixou marcas indeléveis para a educação de Santo Antônio do Monte. A Câmara de Santo Antônio do monte reconheceu sua imensurável à educação de nossa querida cidade”, enfatizou.

A Secretária Municipal da Educação, Arminda Gonçalves, que prestigiou a reunião, enalteceu a importância desta homenagem para o setor educacional: “Os vereadores não poderiam ter escolhido pessoa mais representativa da missão que vai além de ensinar os conteúdos, mas na maioria das vezes oferecer lições para a vida como é o caso da D. Puríssima. Ela marcou a vida de milhares de pessoas, assim como tantas outras o fazem todos os dias. A outorga dessa medalha reconhecerá a dedicação de muitas professoras e sua criação representa a valorização do próprio ato de ensinar”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de Santo Antônio do Monte

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.