Região

Copasa conclui desassoreamento em trecho do córrego dos Gentios em Cláudio

A Copasa trabalha diuturnamente para melhorar os serviços prestados nos municípios que opera e, em Cláudio, está buscando otimizar o atendimento aos moradores. Na captação de água bruta, que fica no córrego dos Gentios, a companhia realizou o desassoreamento de um trecho do manancial – o que melhorou sobremaneira as condições desse importante manancial e, por consequência, a qualidade da água fornecida ao claudiense.

Foram investidos mais de R$ 400 mil na limpeza da barragem, retirando acúmulo de terra e areia e facilitando o fluxo da água nas proximidades da captação. “Quando retiramos os sedimentos que estavam nas proximidades da barragem, a qualidade da água captada melhorou e ficou mais límpida. Isso facilitou e otimizou o processo de tratamento”, contou o encarregado de sistema Alex Caetano. A limpeza também vai permitir uma maior reservação em períodos de estiagem, garantindo um melhor atendimento à população do município.

Além dessa melhoria, a Copasa também reformou toda a barragem da unidade e cercamento de 510 metros ao redor da unidade evitando que animais pastem em suas margens – o que faria com que o processo de assoreamento fosse retomado. Também estão previstos para este ano a implantação, pelo programa Pró-Mananciais, mais de 23mil metros de cercamento nas margens do córrego, o terraceamento em curvas de nível de mais de 6 mil metros, adequação de mais de 7 quilômetros de estradas vicinais, ações que ajudam que as águas das chuvas façam seu caminho natural para abastecer os córregos e rios da microbacia e também os lençóis freáticos.

Iniciado na cidade em 2018, o programa já executou mais de 7 mil metros de cercamentos e plantio de 1.600 mudas de matas nativas nas margens dos mananciais da microbacia do Gentios, além da implantação de 172 barraginhas de contenção de água pluvial que ajudam no reabastecimento dos lençóis freáticos.

O gerente regional de Divinópolis, Wanderosn Reis, reforçou o compromisso ambiental da Copasa. “O Pró-Mananciais é contínuo, os cadastros das propriedades rurais localizadas na microbacia do córrego dos Gentios continuam, basta procurar a Copasa no município e solicitar uma visita técnica. O custo para o produtor é zero. Além das ações ambientais, orientamos com técnicas as dificuldades e dúvidas dos produtores”, afirmou.

Sobre o Pró-Mananciais

O Pró-Mananciais foi estabelecido em uma resolução conjunta entre Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) e a Copasa, em 2017, e prevê que 0,5% da receita operacional auferida em tarifas seja destinada ao custeio do programa.

O programa visa proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público. Atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras para construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida. Entre as principais ações do programa estão cercamento de áreas de proteção ambiental (APP), plantio de mudas, construção de barraginhas e adequação de estradas, além do treinamento e capacitação da população local e também de estudos ambientais.

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. O Pró-Mananciais integra o ODS 15, que consiste em proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, evitando a perda de biodiversidade.


O programa integra ainda a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere às questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta.

Fonte: Copasa

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.