Minas Gerais

Educadores de Formiga irão participar de seminário sobre educação infantil transformadora

Evento é uma realização do Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura, e ocorre nesta segunda-feira (22/8).

Em comemoração à Semana Nacional da Educação Infantil de 2022, que ocorre de 22 a 26 de agosto, o Sebrae Minas e a prefeitura de Formiga, no Centro-Oeste do estado, irão promover junto à rede municipal de ensino da cidade, no dia 22 de agosto, o seminário “Educação infantil, uma educação transformadora”. O encontro visa sensibilizar os educadores sobre as competências socioemocionais e a aplicação de ferramentas lúdicas nas suas atividades.


A programação do seminário inclui duas palestras: a primeira será com o doutorando em Educação Elimar Melo, sobre o tema “Competências socioemocionais: o que são e como promovê-las?”. Já a segunda atividade será ministrada pela educadora infantil Rúbia Mesquita, com a temática “A importância das ferramentas lúdicas: músicas, brincadeiras e histórias como instrumento de aprendizagem”.


O Secretário de Educação e Esporte de Formiga, Jaderson Teixeira, destaca a importância da capacitação para o desenvolvimento do município. “A educação infantil é o alicerce para a construção dos conhecimentos futuros e dos valores de nossas crianças. Por isso, a formação continuada dos profissionais que interagem com elas é tão importante”.


O evento conta com o apoio da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Formiga e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Formiga (ACIF/CDL) e da cooperativa de crédito Sicoob Credifor.

Sebrae nas escolas

O seminário integra o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) realizado pelo Sebrae a partir de parcerias com secretarias de educação e instituições de ensino para levar às escolas, gratuitamente, materiais e conteúdos voltados à capacitação dos educadores em empreendedorismo, para que possam disseminar os conhecimentos em sala de aula, com os estudantes.


“Nosso trabalho é fomentar a visão do empreendedorismo para além da criação de negócios, e desenvolver comportamentos que podem ser aplicados em diversos projetos ao longo da vida. Levar a temática para as escolas é essencial para transformar a realidade de educadores e alunos”, explica a analista do Sebrae Minas Ana Caroline Pessoni.


Em 2021, o programa capacitou mais de 28 mil educadores em Minas Gerais, por meio de cursos, seminários e capacitações, impactando mais de 69 mil estudantes em todo o estado. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae Minas indicou que, entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, 95,4% dos professores que participaram do projeto afirmaram que o programa permitiu aperfeiçoar suas didáticas, e contribuiu para mudanças positivas no comportamento dos alunos.

Fonte: Sebrae Minas

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.