Região

Japaraíba tem nova eleição para Prefeito neste domingo

Novos prefeito e vice serão escolhidos por 3.411 eleitoras e eleitores.

Neste domingo (3), os eleitores de Japaraíba (Centro-Oeste de Minas) voltam às urnas para eleger prefeito e vice. A votação ocorrerá das 7h às 17h. As eleições de 2020 no município foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque o candidato a prefeito mais votado teve o registro de candidatura indeferido.

Devido ao cenário de persistência da pandemia de covid-19, o TSE determinou, por meio da Portaria nº 62/2021, a aplicação às eleições suplementares das regras excepcionais previstas para as eleições ordinárias. Entre os procedimentos a serem observados, estão a dispensa de identificação biométrica das eleitoras e eleitores, uso obrigatório de máscaras nos locais de votação e horário de funcionamento das seções eleitorais (das 7h às 17h), com preferência para pessoas acima de 60 anos das 7h às 10h. Todas as medidas de prevenção estão descritas no Plano de Segurança Sanitária das Eleições Municipais 2020

A divulgação dos resultados pode ser acompanhada no portal do TSE. A Justiça Eleitoral recomenda que utilizem o navegador Mozilla Firefox, para melhor funcionamento do sistema.

O Disque-Eleitor (148) estará de plantão no sábado e no domingo, atendendo das 7h às 17h.

Japaraíba  

O município do Centro-Oeste mineiro tem 3.411 pessoas aptas a votar no domingo para escolher entre três chapas, sendo duas coligações e um partido isolado:

– Ecio José de Sousa (PCdoB), vice Geralda Aparecida Rabelo Ferreira (REDE), pela Coligação “Japaraíba para Todos (PCdoB/REDE);

– Geraldo Alexandre Lopes (Cidadania), vice José Francisco da Silva (MDB), pela Coligação “Unidos por Japaraíba” (Cidadania/MDB/PSD); e

– Noeli Jorge Teixeira Pereira, vice José Fernandes da Rocha, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

O município tem nove seções eleitorais, distribuídas por três locais de votação. Serão utilizadas nove urnas eletrônicas e mais quatro de contingência. Para organizar os trabalhos de votação, estão convocados para trabalhar 36 mesários.

Em Japaraíba, o candidato mais votado para prefeito nas eleições de 2020, Rogério Ribeiro Lacerda (REDE), teve o seu registro de candidatura indeferido em razão de inelegibilidade decorrente de condenação criminal pela Justiça estadual  (leia a notícia). A inelegibilidade que ensejou o indeferimento é a do art. 1º, I, alínea “e”, da Lei Complementar nº 64/1990.

Confira as principais datas

3/11/2021 – data limite para o eleitor estar inscrito no cadastro eleitor e poder votar nas eleições suplementares

11/4/2022 – último dia para os candidatos apresentarem a prestação de contas de campanha

29/4/2022 – data limite para a diplomação dos eleitos (data da posse é de responsabilidade do Legislativo municipal)

2/06/2022 – prazo final para eleitor faltoso justificar o voto

Confira todas as datas referentes ao processo eleitoral no pleito suplementar de domingo no calendário das eleições em Japaraíba.

Outras eleições suplementares

Além de Japaraíba, que volta às urnas neste domingo, seis outros municípios já realizaram novas eleições, todas em 2021: Campestre e Espera Feliz (13 de junho), São Gonçalo do Sapucaí (4 de julho), Antônio Carlos e Ibertioga (1º de agosto) e Pedra do Anta (12 de setembro).

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.