Região

Medalha de Mérito Cultural será instituída na Câmara de Nova Serrana.

Os vereadores aprovaram na 6ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Nova Serrana (15/03), o Projeto de Lei que institui a Medalha de Mérito Cultural, destinada a homenagear personalidades de relevante atuação em atividades jornalísticas, artísticas ou culturais no Município.

A proposta é homenagear anualmente três personalidades, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas.

Estas personalidades serão indicadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, mediante consulta à Casa de Cultura Tia Tonha; pela Câmara Municipal de Nova Serrana, por meio de ato da Mesa Diretora; e pela Academia Nova Serranense de Letras -ANSLE.

A entrega das medalhas será feita em solenidade organizada pela Câmara Municipal.

Nome da medalha será homenagem aos imortais da Academia de Letras

O projeto aprovado propõe que o nome da Medalha de Mérito Cultural obedeça a um rodízio anual, homenageando os imortais da Academia Nova Serranense de Letras, da cadeira 01 a 20.

Portanto, serão homenageados os seguintes patronos: Alice Cândida dos Santos (professora); Alzira dos Reis Correa Guimarães (professora); Antônio Caetano de Freitas (músico); Arésio Eleutério Amaral Júnior (escritor); Carlos Pinto da Fonseca (padre); Eugênio Silva (fotógrafo); Francisco Leite de Brito (escritor); Frei Ambrósio Heynen (padre); Frei Anselmo Baltissem (padre); Iraci Lacerda (escritor); José Américo de Lacerda (funcionário público); José Nunes Sobrinho (músico); Lauro, Geraldo Rezende Pinto (padre); Margarete Azevedo Brandão Freitas (professora); Maria do Carmo da Fonseca (professora); Joana Genoveva de Freitas (Sá Mestra – professora); Maria Rodrigues Manso (professora); Maria Rosa Soares (professora); Odete de Assis Freitas (escritora); e Olinda Pinto Silva (professora).

O projeto é de autoria conjunta dos vereadores Guilherme Tinik (AVANTE); Dr. Rodrigo Fisioterapeuta (PL) e professor Willian Barcelos (PTB). Os parlamentares destacaram que é muito satisfatório ter esta matéria aprovada justamente no momento em que se comemora os 100 anos da Semana Nacional de Arte Moderna.

“A Medalha de Mérito Cultural tem por objetivo distinguir pessoas singulares ou coletivas, pela sua dedicação ao longo do tempo a atividades de natureza jornalística, artística ou cultural e será concedida, preferencialmente, através da Câmara Municipal de Nova Serrana, mediante indicação dos Poderes Executivo e Legislativo, assim como da sociedade civil organizada”, explicou Dr. Rodrigo.

O vereador Guilherme Tinik enfatizou que com a Medalha será possível valorizar a cultura e contribuir com a preservação da história de Nova Serrana, através do fomento à consolidação de uma identidade local.

“Não se trata apenas de privilegiar os atuais produtores artísticos e culturais, mas também aqueles que deixaram aqui as suas marcas. A valorização da cultura dentro de uma comunidade é instrumento essencial para a constituição de uma sociedade firmada em bases sólidas e preparada para o futuro”, afirmou.

O vereador professor Willian deu destaque ao fato de que a medalha servirá de estímulo para o surgimento de mais pessoas engajadas na produção de novos produtos culturais.

“O nome da Medalha de Mérito Cultural terá um aspecto distintivo e haverá um rodízio entre os patronos da Academia Nova Serranense de Letras -ANSLE, originada da AMAR – Amigos Associados do Renascer, que é uma entidade civil e cultural sem fins lucrativos. Esta homenagem também é de extrema relevância para o cenário cultural do nosso município”, explicou Willian.

Academia Nova Serranense de Letras

A Academia Nova Serranense de Letras – ANSLE foi criada em 10 de maio de 2016, em Assembleia realizada pela diretoria e sócios da AMAR, e atualmente funciona em uma das salas desta associação.

Para promover a cultura na cidade, a ANSLE realiza eventos plurais abertos ao público, estimula a publicação de obras, edita e distribui regularmente livros de autoria coletiva de seus associados. Dessa forma, o reconhecimento da comunidade de Nova Serrana às atividades promovidas pela Academia Nova Serranense de Letras é sempre de plena gratificação.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.