Região

Ministério Público obtém condenação de ex-secretário de Saúde de São Sebastião do Oeste e três médicas

Eles foram condenados por peculato, organização criminosa e falsidade ideológica.

A pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Itapecerica, a Justiça condenou o ex-secretário Municipal de Saúde de São Sebastião do Oeste, na região Centro-Oeste de Minas, e três médicas contratadas pelo município pelos crimes de peculato, organização criminosa e falsidade ideológica. O ex-secretário deverá cumprir 9 anos e 4 meses de reclusão, duas médicas 8 anos em regime fechado e a outra 6 anos e 10 meses em regime semiaberto. 

Conforme apurado, entre março de 2015 e novembro de 2016, ex-secretário de Saúde alocava as três médicas em plantões inexistentes e incompatíveis com a jornada de trabalho humanamente suportada. Além disso, fazia com que elas recebessem os valores integrais dos respectivos trabalhos, sem haver de fato a prestação do serviço pago com dinheiro público. 

Foi constatado também que o ex-secretário falsificava as folhas de ponto das médicas de modo a impedir que seus horários fossem controlados por outros funcionários. Essa prática configura falsificação de documentos públicos praticada por todos os réus com o objetivo de obter vantagem pecuniária ilícita. 

As médicas, por sua vez, assinavam os plantões fictícios como se os tivessem cumprido, inserindo declarações falsas em documentos público, e recebiam de maneira indevida pelos trabalhos não realizados. Depois disso, elas depositavam esses valores para a conta pessoal do ex-secretário, que recebeu o montante de R$168.972,00 sem indícios de ressarcimento ao erário.  

O processo se encontra em fase recursal, não havendo ainda trânsito em julgado da sentença.   

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.