Região

Plenária Municipal do Parlamento Jovem foi realizada na Câmara de Nova Serrana

O Programa Parlamento Jovem de Minas, realizado em Nova Serrana através da Câmara Municipal em parceria com a Escola Estadual Antônio Martins, teve hoje a atividade de maior representação no município, a Plenária Municipal. Foi uma ocasião muito importante para que os estudantes pudessem vivenciar a rotina do parlamento, com a discussão e priorização das propostas elaboradas sobre o tema “Saúde Mental do Jovem”.

A plenária contou com a participação do presidente da Câmara, vereador Cabral (SDD), que abriu os trabalhos do dia desejando boa sorte e discernimento a todos os estudantes para entender as proposições, ressaltando que a atividade deve ser pensado no âmbito de todo o estado de Minas Gerais. O coordenador do programa, professor Reginaldo Silva, também participou da plenária, assim como outros professores e servidores.

Os estudantes foram divididos em grupos de acordo com os três subtemas escolhidos: Políticas Públicas de Prevenção e Tratamento em Saúde Mental; Estratégia da Comunidade para Promoção da Saúde Mental; Uso Saudável das Novas Tecnologias.

Depois de analisarem todas as sugestões, sugerirem as modificações, supressões ou aglutinação, os estudantes priorizaram as melhores ideias que farão parte do documento a ser encaminhado para a Plenária Regional.

Dentre as propostas priorizados pode-se citar a que diz que “os municípios deverão desenvolver políticas específicas voltadas à saúde mental do jovem, inclusive promovendo espaços e momentos de interação social, de lazer e descontração, e até oferecer cursos básicos de saúde mental, para os pais ou responsáveis legais terem o cuidado necessário com os jovens”.

Eleição define tema para 2023 e estudantes são escolhidos para representar Nova Serrana na próxima fase

Na próxima fase participam estudantes dos outros municípios do Polo Centro-Oeste que são: Arcos, Bom Despacho, Pará de Minas, Capitólio e Pains. Nova Serrana elegeu seis alunos que representarão o município, sendo eles: Ester Laura da Silva; Jean Carlos Carvalho Costa; Pedro Marcio de Araújo Lima; Davi Bessas Alves Cardoso; Nicolas Bryan Adeli Mendes; e Jéssica Lorena Gonçalves Silva.

Houve na Plenária Municipal um momento para votação de um novo tema a ser trabalhado em 2023 pelos estudantes. Surgiram indicações para temas voltados para mais participação do jovem na ciência; para a inserção do jovem no mercado de trabalho; e outros. No entanto, o tema vencedor da votação foi: “Violência sexual contra o jovem”.

O Programa Parlamento Jovem de Minas edição 2022 será finalizado em Belo Horizonte em uma sessão estadual com a participação dos estudantes das 130 cidades participantes. O documento final será encaminhado à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas – ALMG.

Fonte: Câmara Municipal de Nova Serrana

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Ipn5sNVqaDc7WwATXAwFsF

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.