Região

Prefeitura de Cláudio e SAMU 192 promovem projeto de capacitação em primeiros socorros para população claudiense

Desde o dia 10 de maio de 2022, a cidade de Cláudio tem sido contemplada com os treinamentos de primeiros socorros dos projetos Sei Salvar e SolidariDEA, realizados por meio da parceria entre a Prefeitura de Cláudio e o CIS-URG Oeste (consórcio que gerencia o SAMU 192 na região centro-oeste mineira).

Os Projetos Sei Salvar e SolidariDEA têm o objetivo de capacitar a população para o atendimento de casos de Parada Cardiorrespiratória (PCR) e utilização do Desfibriladores Externo Automático (DEA). No entanto, em Cláudio, os projetos têm sido ainda mais abrangentes, abordando as demais técnicas de primeiros socorros, como a manobra heimlich (técnica para desengasgo), procedimentos em casos de queimaduras, amputamentos, desmaio, AVC, dentre outros assuntos.

Os treinamentos são destinados, inicialmente, a grupos estratégicos, como profissionais da Educação, Saúde e Esporte. No entanto, posteriormente o objetivo é disponibilizar o treinamento para toda a população, visando capacitar o maior número de pessoas possíveis.

De acordo com Luana Vilaça, Diretora de Urgência e Emergência do município de Cláudio, a Parada Cardíaca Súbita é a emergência mais grave e a principal causa de morte no mundo. Portanto é vital que tanto pessoas leigas quanto profissionais de saúde desenvolvam habilidades para responderem às situações de emergência.

Até o momento (18/07/2022) mais de 300 pessoas já participaram do projeto, por meio dos seis treinamentos realizados, destinados aos moradores das comunidades rurais, profissionais da Educação, profissionais da área esportiva e de instituições de longa permanência.

A cada nova edição, as informações de público alvo, local e horário são divulgadas nas redes sociais da Prefeitura de Cláudio. Uma vez abertas, as inscrições podem ser realizadas no CACI (Rua Diamantina, 122 – Centro), ou pelo telefone (37) 9 9845-9546 (WhatsApp disponível), ou ainda pelo link de inscrição disponibilizado nas redes sociais da Prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Cláudio

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Ipn5sNVqaDc7WwATXAwFsF

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.