Saúde

Alimentação pode auxiliar a manter o calor e a imunidade no clima frio

Especialista em Nutrição da Pitágoras apresenta dicas para manter o cardápio saudável na época de temperaturas baixas.

As baixas temperaturas exigem mais do metabolismo do corpo, que tende a acelerar para gerar calor no clima frio e seco. Com isso, a sensação de fome é mais constante nesse período e o organismo necessita de alimentos com teor calórico moderado, para manter a produção de energia; e ricos em nutrientes, para garantir a imunidade contra doenças típicas das estações mais geladas do ano. Especialistas recomendam cuidados na hora de montar um cardápio para conservar a saúde e fugir de opções gordurosas.

De acordo com a docente do curso de Nutrição da Faculdade Pitágoras, Priscila Bernardes, o aumento no apetite é considerado comum. “A fome excessiva pode ocorrer em diferentes níveis até ultrapassar sua normalidade, a falta de água no organismo por exemplo, pode ser facilmente confundida com a sensação de fome”, alerta a professora. “Em caso de doenças como diabetes e hipertireoidismo, ambas causam a sensação de fome constante”, completa.

Para esta época do ano, a especialista recomenda as variedades de sopas e cremes com base em legumes e verduras e os carboidratos de boa qualidade, presentes na mandioca, na mandioquinha e na batata doce. “O recomendado é apostar em alimentos in natura, alimentos ultraprocessados são vilões nessa época do ano”, aconselha. “Para garantir saciedade em cada refeição aposte em proteínas e fibras”, afirma.

Inserir gorduras de boa qualidade na dieta também é uma sugestão para aumentar a saciedade. Frutas da época, como o abacate, podem ser interessantes para o cardápio diário, e as oleaginosas, como as castanhas, as nozes e as amêndoas são ricas em vitamina E, capaz de reduzir as inflamações e aumentar a resistência contra infecções. “Ao contrário do que se pensa a gordura é uma fonte de energia. Inserir alimentos ricos em gordura boa contribui para o funcionamento do cérebro e a produção de alguns hormônios”, recomenda Priscila.

IMUNIDADE

O clima frio é propício para o surgimento de doenças típicas da temporada e a alimentação pode auxiliar na prevenção e combate desses problemas estacionais. Uma dieta com a inclusão de alho, gengibre ou mel, em doses moderadas, pode melhorar a imunidade. Esses ingredientes ajudam a eliminar as substâncias tóxicas do corpo, contribuem para limpeza do muco das vias aéreas e reduzem o risco de inflamações, a proliferação de vírus e bactérias e o desenvolvimento de gripe ou resfriados.

Frutas cítricas, como a laranja e a tangerina, são ricas em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e devem ser consumidas diariamente. “Para blindar o corpo para qualquer estação do ano, é essencial manter uma rotina alimentar e física, dessa forma somos capazes de enfrentar esses dias com maior disposição”, finaliza a docente da Pitágoras.

Fonte: Pitágoras

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Ipn5sNVqaDc7WwATXAwFsF

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.