Saúde

Prefeitura realiza 72 processos seletivos para contratação de médicos

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa a todos que, desde o início da atual administração, em janeiro de 2021, até hoje (9/6), foram realizados 72 processos seletivos para contratação profissionais médicos, de 14 especialidades e diferentes cargas horárias de trabalho. Um dos processos seletivos, inclusive, está permanentemente aberto à espera de interessados.

Além da divulgação destes processos seletivos em veículos oficiais de comunicação, a disponibilidade de vagas também é feita em sites especializados e faculdades de medicina do Estado de Minas Gerais. Tudo isso, para que não haja falta de profissionais para atendimento à população de Divinópolis, na rede municipal de saúde.

Aliado a isso, a Semusa também realizou um processo licitatório para contratar empresa especializada em ofertar serviços médicos para garantir a continuidade da assistência. No entanto, até mesmo o setor privado está sujeito ao mesmo cenário de escassez de profissionais.

Falta de profissionais

Tão logo iniciada a gestão, foi providenciado um estudo acerca das razões do déficit de profissionais médicos no Município. Revisitando processos pregressos, foi identificado que a Semusa vinha publicando, sem sucesso, editais de Processo Seletivo Simplificado para contratação de médicos, sobretudo com carga horária de 40 horas/semanais, para completar as equipes e garantir a assistência à saúde da população.

Analisando as recusas apresentadas pelos profissionais que se candidatavam as vagas e não assumiam, foi verificada a prevalência de uma justificativa: a baixa atratividade dos salários. Diante desta constatação e considerando que a legislação municipal de que regulamenta a contratação temporária permite que o salário praticado nesta modalidade de contratação seja superior àquele que é típico do ingresso na carreira, não podendo, entretanto, ser superior ao valor da remuneração fixada para os servidores de final de carreira das mesmas categorias, nos planos de retribuição ou nos quadros de cargos e salários do Município.

Após a definição de novas bases salariais para contratação de médicos, a Semusa conseguiu reduzir grande parte do déficit de profissionais, havendo momentos em que foi possível zerar o número de unidades sem médicos. Mesmo assim, com todos os esforços, atualmente, quatro unidades de atenção primária sem a presença do referido profissional.

No entanto, por ser a medicina uma profissão paradigmática e com alto grau de autonomia, ainda existe problemas na fixação do profissional, sobretudo na atenção básica. Embora a Semusa tenha progredido na captação do médico, existe ainda o interesse do profissional em ingressar em programas de residência, o que faz com que exista grande rotatividade em níveis não desejados.

Ainda que a política de saúde pública esteja pautada no profissional generalista, é fato que o mercado beneficia as especialidades e este é um entrave sistêmico de repercussão macro cujo enfrentamento precisa ser, também, sistêmico. A Semusa destaca que, a falta de médicos não é uma particularidade de Divinópolis, havendo registros de situação semelhante na maioria dos Municípios brasileiros.

A Prefeitura de Divinópolis reforça que, a contratação de profissionais médicos é uma ação prioritária da Secretaria Municipal de Saúde e todos os esforços possíveis estão sendo feito para recompor as equipes o mais rapidamente possível.

Confira abaixo o número de processos seletivos que foram abertos, de janeiro de 2021 a junho de 2022, separados por especialidades:

Médico Generalista 40hs – 14 processos
Médico Generalista 12hs – 09 processos
Médico Generalista 20hs – 05 processos
Médico Psiquiatra – 12 processos
Médico Pediatra – 05 processos
Médico Cardiologista – 03 processos
Médico Geriatra – 01 processo
Médico Citopatologista – 02 processos
Médico Urologista – 01 processo
Médico Endocrinologista – 01 processo
Médico Dermatologista – 01 processo
Médico Otorrinolaringologista – 01 processo
Médico Infectologista – 06 processos
Médico Infecto-pediatra – 02 processos
Médico Ultrassonografista – 03 processos
Médico Ginecologista – 06 processos

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.