Saúde

Profissionais da Semusa contribuem para a formação dos estudantes de farmácia da UFSJ em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), participou ontem (11/7), de uma ação que auxilia na formação dos estudantes de farmácia da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) foram convidados a compartilhar sua expertise em atendimento multiprofissional compartilhado. Diversas profissionais, entre farmacêuticas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e enfermeiras foram convidados pela professora, Ana Carolina, para realizar a simulação de um atendimento compartilhado de uma paciente, atendida na rede de atenção à saúde.

De acordo com a professora, esse tipo de integração ensino/serviço propicia a troca de saberes entre os profissionais e alunos. “A troca de experiência entre os profissionais e os alunos enriquece os dois lados. Os alunos podem ter contato com as realidades do serviço, com casos reais que sempre enriquecem a formação e os profissionais têm um espaço de troca e de crescimento profissional”, destacou.

Segundo o aluno, Dioeger Bretas, receber a visita dessas profissionais foi muito enriquecedor, pois permitiu a visualização da construção compartilhada de um Plano Terapêutico no âmbito de uma equipe multidisciplinar na prática. “Foi possível conhecer mais sobre as dificuldades e as realidades encontradas no SUS e a importância de uma equipe multiprofissional no planejamento integrado que permite melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes e oferecer um tratamento mais completo e consequentemente mais efetivo”, pontuou. 

Para a aluna, Ana Beatriz Castro, a iniciativa foi extremamente inspiradora para os estudantes. “Esse encontro é um dos mais importantes de toda a nossa trajetória na faculdade, uma vez que nós, futuros profissionais da saúde, precisamos entender que o nosso papel vai muito além da própria graduação. Precisamos compreender e valorizar o trabalho de todos os outros profissionais e a importância deles no diagnóstico, tratamento e recuperação dos pacientes”, ressaltou.

Fonte: Agência Brasil

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Ipn5sNVqaDc7WwATXAwFsF

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.