Saúde

Quem têm medo do frio?

Conheça as principais doenças que aparecem no outono e inverno

Apesar dos últimos dias quentes, o verão que acabou em março, parece dar uma trégua com o período chuvoso do outono. Com isso, os casacos voltam a sair dos armários indicando tempos mais frios, com quedas de temperaturas, isso não seria o problema, se junto com o frio e em um cenário com resquícios não estivéssemos ainda reféns das incertezas do COVID-19, o que pode ser um agravante para outras doenças que já são comuns nesse período.
Como já reportado pelo Portal G37, segundo apresentado pelo secretário de saúde do estado de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, a cada 100 testes RT-PCR para detectar a doença, quatro são positivos. É evidente que os números de casos devem aumentar em todo o estado, mas para o secretário, não o suficiente para haver um novo pico da doença.
Em entrevista o secretario disse: “No outono e inverno há um aumento de casos, é algo natural de acontecer. (…) Mas o número de casos como nós tivemos em janeiro e fevereiro com a Ômicron, o número de óbitos como no ano passado, chegamos a mais de 500 óbitos por dia, isso provavelmente não vai acontecer. A gente vem observando cada cenário. E a gente está sempre olhando pra fora do país e, geralmente as novas cepas, de gripe ou de covid, vem fora do país”.
Pensando nisso, nos trouxemos algumas doenças comuns do período do outono-inverno:
1-O mais comum é o RESFRIADO, que normalmente é causado por um vírus e que duram em média uma semana e pode aparecer muitas vezes ao longo do ano. Seus principais sintomas são a coriza, dor de garganta, espirros e congestão nasal.
2-Outro muito comum é a GRIPE, que pode apresentar os mesmos sintomas do resfriado com o adicional de febre, mal estar e tosse seca, e geralmente, tem um período maior de uma semana.
3-Já a PNEUMONIA, pode aparecer como uma consequência da gripe, visto que as infecções virais tendem a diminuir a capacidade do corpo para resistir à bactéria, os sintomas são comuns da gripe como febre e tosse, por isso é importante ir ao médico para ter certeza se é apenas uma gripe ou um quadro agravante de pneumonia.
Além dessas e outras doenças, há aquelas pessoas que sofrem com os ites da vida, e nessa época do ano, elas acabam sofrendo em dobro.
1-Para começar, vamos falar da SINUSITE, é uma a inflamação dos seios perinasais. Este tipo de infecção é frequentemente causado por vírus, por esse motivo é de suma importância de um diagnóstico médico para saber qual o grau e qual o melhor tratamento.
2-O segundo é a OTITE, muito conhecida como infecção no ouvido, apesar de serem bem mais comuns no verão, às infecções comuns no frio como congestionamento e rinite nasal podem te pôr em risco de otite também.
3-Por fim, a RINITE E ASMA BRÔNQUICA, onde ambos podem ser causados por alergias que pioram durante o tempo mais frio, visto que há mais poeira, mofo e outros fungos, a asma brônquica é uma inflamação dos brônquios, as passagens que levam o ar para os pulmões, o que provoca tosse e falta de ar.
Apesar dos decretos pelas cidades do país que retiraram a obrigatoriedade do uso da máscara, ao apresentar qualquer sintoma que qualquer doença, não deixe de usa-la, pois assim, você evita a transmissão da doença e protege a si contra o COVID-19, afinal, seu corpo estará mais frágil e debilitado e pode acabar pegando a doença agravando sua saúde.

Fonte G1 e UOL

Por: Gusttavo Majory

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JEF0r6T7bCI9Szd7ruFmuE

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.