Saúde

Semusa implanta o “Colegiado Gestor” em unidades de saúde de Divinópolis

A Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa a implantação do “Colegiado Gestor” nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). 

A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde e permite às equipes das unidades de saúde, refletir, aprender e avaliar os processos de trabalhos. Os supervisores e enfermeiros participam mensalmente de oficinas, conduzidas pela Diretora de Atenção Primária, Daniela Vasconcelos, envolvendo a implantação dos micros e macroprocessos das unidades de saúde. 

O Colegiado Gestor é um incentivo da Política Nacional de Humanização da gestão e da atenção em saúde, sendo um dispositivo democrático, com função deliberativa para ampliar o grau de comunicação entre equipe, gestores e usuários, visando aumentar a qualidade dos serviços de saúde.

Liderança, motivação, respeito, acolhimento, descentralização, resolutividade, gestão das necessidades e muitos outros estão nas temáticas abordadas e praticadas com os supervisores, de modo que eles possam aplicar nas unidades sob suas gerências. 

De acordo com a diretora de Atenção Primária, Daniela Vasconcelos, “o Colegiado Gestor permite que as equipes de saúde sejam cogestoras na organização dos processos de trabalho, considerando os diversos saberes na tomada de decisões e tenham autonomia para implantar estratégias assistenciais”, destacou.

Segundo o supervisor das ESF Ipiranga e Nilda Barros, Alisson Israel Rodrigues, o qual implantou a ideia nas duas unidades na última sexta-feira (22/7). “A iniciativa é um ganho para se fazer gestão nas unidades, uma vez que torna as equipes participativas, ouvindo sugestões, alinhando processos em conformidade com os princípios do SUS e da administração pública, com o objetivo de fazer e oferecer saúde de forma mais humana e organizada”, relatou.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CruvAj6b2W7HKINFZ720d9

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.