Saúde

Semusa realizará campanha do “Julho Verde” em Divinópolis

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), informa que amanhã (19/7), das 13h às 16h, será promovida uma ação do “Julho Verde”, mês da prevenção e detecção precoce de câncer de cabeça e pescoço.

As atividades serão promovidas pelo Serviço Especializado de Odontologia (SEO), em parceria com a instituição Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Accom) e a faculdade Unifenas. A campanha será realizada no quarteirão fechado da rua São Paulo, para o público em geral.

Durante a tarde, serão realizadas orientações para conscientização da população sobre os principais fatores de risco para o câncer bucal e distribuição de folders educativos. Os profissionais dentistas especialistas realizarão também, avaliações para diagnóstico de câncer bucal. Em casos com necessidade de intervenção e a realização de biópsias, serão agendados atendimentos especializados no SEO.

De acordo com a coordenadora da SEO, Mariele Castro, o autocuidado e a atenção aos primeiros sinais e sintomas são fundamentais. “A população deve manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, manter a higiene bucal em dia, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, usar protetor solar, abandonar o fumo, usar preservativo para evitar a ocorrência do vírus HPV, vacinar contra o HPV e realizar exames médicos e odontológicos regularmente”, destacou.

Julho Verde

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, lábios, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais. Essa doença interfere, portanto, na estética facial, a deglutição, a alimentação, a voz e qualidade de vida do paciente.

Muitas pessoas deixaram de realizar exames regulares desde o início da pandemia de Coronavírus, o que contribuiu para dificultar o diagnóstico em estágio inicial. Além disso, houve um aumento do consumo de fumo e bebidas alcoólicas, que associados, são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer bucal.

O objetivo do “Julho Verde” é conscientizar a população sobre os fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço, e a importância do diagnóstico precoce, pois as chances de cura da doença são muito maiores para os casos diagnosticados na fase inicial da doença.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Ipn5sNVqaDc7WwATXAwFsF

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.