Minas Gerais

UAIs passam a contar com detectores de metais para aplicação de provas de legislação

Medida garante segurança e evita fraudes durante a realização da prova

As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), começaram a contar com detectores de metais para garantir mais segurança e diminuir a possibilidade de fraudes durante a realização de provas eletrônicas de legislação de trânsito. No total, 39 UAIs prestam o serviço de aplicação da prova. 

Os equipamentos começaram a ser utilizados em julho deste ano na UAI Praça Sete e já estão disponíveis em 18 unidades. Até o primeiro trimestre de 2024, eles serão disponibilizados nas 39 UAIs que realizam o serviço.  

Para fazer a prova, os candidatos à Carteira Nacional de Trânsito (CNH) são orientados a retirar adornos, relógios e celulares. A vistoria é realizada antes de o candidato acessar a sala de provas e visa impedir o uso de pontos eletrônicos para fraudar o teste. Os detectores funcionam por eletromagnetismo e disparam um alarme sonoro ao detectarem a presença do metal. 

“Dessa forma, trazemos ainda mais confiabilidade para o processo de aplicação da prova eletrônica de legislação de trânsito e garantimos que o procedimento seja padronizado em todas as UAIs”, afirma a diretora Central de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado da Seplag-MG, Marina Kleinhappel. 

As UAIs têm capacidade de realizar cerca de 44 mil provas de legislação por dia em Minas. O serviço é prestado somente com agendamento prévio, que deve ser feito pelo próprio cidadão nos canais oficiais do Governo de Minas – Portal MG (www.mg.gov.br) e aplicativo MG App. 

UAIs 

As UAIs agregam em um mesmo espaço diversos serviços de órgãos municipais, estaduais e federais. O objetivo é facilitar a vida do cidadão e atendê-lo com qualidade e eficiência.  

Ao todo, o estado conta com 41 UAIs, geridas por três diferentes modelagens: 21 unidades por Parceria Público Privada (PPP), 11 por gestão direta do Estado e nove pelo modelo UAI Compartilha.  

Neste último, a Seplag-MG firma convênios com entes municipais – prefeituras ou câmaras – para instalação de unidades de atendimento, possibilitando a ampliação da rede de UAIs. A Seplag-MG fornece treinamentos e repassa aos municípios as orientações necessárias para implementação e manutenção da unidade. Já eles ficam responsáveis por viabilizar a estrutura, os custos operacionais e a contratação de pessoal.    

Confira a lista de UAIs que possuem detectores de metais: 

Araçuaí  

Barbacena 

Barreiro (BH) 

Betim  

Caratinga 

Contagem  

Coronel Fabriciano 

Divinópolis  

Lavras  

Muriaé  

Passos  

Patos de Minas  

Paracatu  

Ponte Nova 

Praça Sete (BH) 

Sete Lagoas 

Uberlândia 

Venda Nova (BH) 

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.