Turismo

Cidades mineiras foram o destino de cerca de 11% das viagens nacionais em 2021

Destino arrecadou R$ 654 milhões com o turismo doméstico em 2021, segundo levantamento realizado pelo IBGE

O estado de Minas Gerais está entre os destinos mais procurados pelos turistas brasileiros em 2021. Foi o que apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Turismo, realizada pelo Ministério do Turismo e o IBGE. Segundo o levantamento, uma em cada 10 viagens (11,4%) feitas no país tiveram como destino as cidades mineiras. O estado também aparece entre as dez unidades da federação onde houve maior gasto em viagens com pernoites, totalizando R$ 654 milhões arrecadados no período.

Um dos principais destinos do estado, a capital Belo Horizonte oferta ao visitante uma rica variedade cultural, gastronômica e histórica. Entre os principais pontos turísticos da cidade está o Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade. O Museu de Arte da Pampulha é parada obrigatória: o primeiro projeto de Oscar Niemeyer conta com acervo de 1,6 mil obras de artistas brasileiros e promove exposições temporárias. A Igreja São Francisco de Assis também conta com o trabalho do imortal arquiteto brasileiro – e de expoentes como Candido Portinari, Ceschiatti e Burle Marx. O Memorial Minas Gerais – Vale é outro local que merece visita.

A 190 km de Belo Horizonte, o turista pode se encantar com as histórias de Tiradentes. A cidade mineira é um destino perfeito para quem adora conhecer um pouco mais sobre os acontecimentos do país em décadas passadas. Conhecida pelo seu estilo colônia, a cidade é repleta de igrejas e casas históricas. Um dos destaques é a Igreja Matriz de Santo Antônio, considerada uma das mais ricas no Brasil. O destino também é sede de um dos principais festivais gastronômicos do país, que oferece aos turistas a oportunidade de participar de jantares, demonstrações de produtos, palestras, aulas e degustações.

Se o turista busca tranquilidade, a cidade de Lavras é o destino certo. Conhecida por seu turismo ecológico e cheio de aventuras, o município oferta aos visitantes atividades como tirolesa, trekking, off-road, expedições, rapel, caiaque e escalada. Radical, né? Lavras também oferece arquitetura colonial aos seus turistas, como uma visita a Igreja Matriz Sant’Ana, uma das principais do estado e também o Museu Bi Moreira, que conta com algumas salas de exposições artísticas.

Por falar em estilo colonial, Minas Gerais presenteia os turistas o município de Ouro Preto. Com edificações barrocas de 1700 e pertencente ao ciclo do ouro, a cidade é considerada um museu a céu aberto, declarado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Entre os pontos turísticos, os visitantes podem conhecer a Praça Tiradentes, no centro da cidade. A partir de lá, é possível conhecer o Museu da Inconfidência, a Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar e a famosa Igreja de São Francisco de Assim, classificada como uma das 7 maravilhas de Origem Portuguesa do Mundo.

O estado também abriga a famosa cidade de Capitólio. Sede de atrações como o Lago de Furnas e o Mirante dos Cânions, o destino oferece aos seus visitantes cachoeiras e passeios de barcos ou chalanas nesses pontos. Se tiver com tempo, o turista ainda poderá desfrutar da Serra da Canastra, destino perfeito para quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JI7k7ziiWZU7Pox93fTMpL

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.