Turismo

Feriado em BH: destinos para curtir o fim de semana prolongado

Conexão123 selecionou destinos imperdíveis próximos à capital mineira para uma viagem de três dias.

O feriado de 15 de agosto está chegando e, em 2022, os belo-horizontinos terão a oportunidade de emendar a folga, que ocorre em uma segunda-feira, com o fim de semana. Trata-se de uma data comemorativa municipal que celebra a Assunção de Nossa Senhora, a padroeira da capital mineira.

Para garantir momentos de diversão e descompressão da rotina neste fim de semana prolongado, viajar é o melhor remédio, seja com a família, com os amigos ou com a pessoa amada. Partindo de Belo Horizonte, existem boas opções de destino para uma viagem de três dias.

O Conexão123, plataforma de incentivo a experiências de viagens da 123milhas, selecionou três destinos incríveis próximos a BH: Tiradentes, São João del-Rei e São Bartolomeu.

Tiradentes

Tiradentes é um destino ideal para uma viagem de três dias saindo de BH. Distante 190 km da capital mineira, a cidade possui atrativos turísticos de importância histórica. Por lá, é possível visitar:

• Chafariz de São José: visitar no fim da tarde para aproveitar o pôr do sol. O chafariz foi a principal fonte de abastecimento de água da cidade durante o período colonial

• Igreja da Santíssima Trindade: com arquitetura em estilo barroco, a construção possui um encantamento único

• Igreja do Rosário: uma das mais antigas igrejas da cidade, sua importância histórica é incontestável

Além dos pontos históricos, os mais aventureiros podem conhecer as belezas naturais do município, como a Cachoeira Paulo André, a 1 km de Tiradentes, e a Cachoeira do Mangue, acessada após uma caminhada de 1,5 km.

Saindo de Belo Horizonte, a principal estrada para Tiradentes é a BR-040. A partir dela, é possível seguir até a BR-383, pouco depois da cidade de Congonhas. Depois, são mais 105 km até Tiradentes. O trajeto todo, de 190 km, tem duração de aproximadamente três horas, se percorrido de carro.

A cidade fica coladinha a São João del-Rei, nosso próximo destino. É possível atravessar a distância entre elas a bordo de um trem turístico. O trajeto percorre 12 km, em aproximadamente 40 minutos, em uma maria-fumaça que funcionou até 1956 alimentada por carvão (e agora é movida a diesel).

O trem margeia o Rio das Mortes, com vista para a Serra de São José. No sentido Tiradentes/São João del-Rei, quem senta do lado direito do vagão observa melhor a paisagem. A venda dos bilhetes é feita por meio das bilheterias, nas estações de ambas as cidades, e pela internet. A tarifa inteira para ida é de R$ 70 e a inteira ida e volta custa R$ 80. A entrada é gratuita para crianças de até 5 anos.

São João del-Rei

São João del-Rei fica a 186 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. É uma boa opção de viagem de três dias para curtir o feriado em BH, justamente pela quantidade de atrações para curtir com a família. Ainda é possível fazer um passeio integrado com Tiradentes, que fica a cerca de 16 km de distância do município.

Por lá, você pode fazer um circuito histórico-cultural por pontos turísticos do centro da cidade, por exemplo:

• Museu Ferroviário

• Museu Regional

• Teatro Municipal

• Memorial Tancredo Neves

Além dos passeios mais habituais para conhecer a história do local, existe a opção de contato com a natureza, visitando a Lagoa Azul, localizada no km 244 da BR-265, em frente a um restaurante. Outra possibilidade é escolher uma entre as diversas cachoeiras que ficam na região, como a Cachoeira Reserva do Cala Boca, a Cachoeira do 14, a Cachoeira do Urubu, entre outras.

Para chegar até São João del-Rei, saindo de BH, é possível ir de carro ou de ônibus, sendo que as alternativas de rodovias para chegar ao município são a BR-040 e a BR-381 (Rodovia Fernão Dias). Ambos os trajetos duram pouco mais de três horas.

São Bartolomeu

São Bartolomeu é um distrito da cidade de Ouro Preto, situado a aproximadamente 90 km de Belo Horizonte. Sem dúvidas, um dos destinos mais charmosos do estado. A pequena vila turística é muito conhecida pela gastronomia, principalmente por seus doces caseiros, como a goiabada de São Bartolomeu, um Patrimônio Imaterial de Ouro Preto.

Além de oferecer uma ótima culinária, o destino é ideal para aqueles que desejam apreciar a natureza e praticar o ecoturismo, em lugares como a Cachoeira de São Bartolomeu, a Floresta Estadual do Uaimií, a Cachoeira Brás Gomes, o Poço Paraíso, entre outros.

Na área urbana, é possível visitar as construções históricas locais:

• Igreja Matriz de São Bartolomeu

• Igreja de Nossa Senhora das Mercês

• Chafariz de São Bartolomeu

Para chegar a São Bartolomeu, saindo de BH, o trajeto dura pouco mais de duas horas, sem paradas, considerando um trajeto feito por carro.

Fonte: 123milhas

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CruvAj6b2W7HKINFZ720d9

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.