Turismo

Hoje é dia de rock! Conheça as cidades mais rockeiras do Brasil

Nesta quarta-feira (13) é celebrado o Dia Mundial de um dos maiores gêneros musicais do mundo e que impulsiona o turismo em diversas cidades no Brasil.

Os amantes do rock celebram, nesta quarta-feira (13.07), uma data muito especial: o Dia Mundial do ritmo. A popularidade do rock é tão grande que, mesmo quem não se identifica com o estilo, deve conhecer ou, ao menos, já ter ouvido alguma música do gênero. O amor pelo rock tem dimensões continentais, mas não é preciso viajar para fora do Brasil para curtir o som. O país mantém viva esta cultura em várias cidades, narrando a história, criando misturas e apresentando, em pleno 2022, novas bandas.

Conheça as cidades mais roqueiras do Brasil e prepare-se para curtir muita música!

A CAPITAL DO ROCK – O tour do rock começa pela cidade que tem, literalmente, uma rota dedicada ao estilo musical. Brasília é famosa por ser berço de artistas emblemáticos do cenário nacional, como Legião Urbana, Plebe Rude, Capital Inicial, Raimundos e Cássia Eller. E a cidade não para de crescer no gênero fazendo com que mais bandas sejam conhecidas e ganhem destaque nacional.

Em 2021, a capital do Brasil ganhou a rota Brasília Capital do Rock. A rota é composta por 41 atrativos turísticos, que contam a história e experiência do ritmo musical que marcou a cultura da cidade. Entre os destinos da rota estão o apartamento de Renato Russo – vocalista da banda Legião Urbana -, a Concha Acústica, o Rock na Ciclovia, o Porão do Rock, teatros, bares, entre outros. A cidade ainda respira rock e realiza diversos eventos voltados ao gênero ao longo do ano.

O MAIOR BAR DE ROCK DA AMÉRICA LATINA – Curitiba (PR) também está na lista das cidades mais rockeiras do Brasil. Com uma gama de eventos, bares e atrações voltadas para esse tipo de música, os curitibanos são referência de bons “curtidores” de rock e fazem com que a cidade seja procurada por turistas amantes da música. O local conta, desde 2019, com o maior bar de rock da América Latina, estabelecimento que acabou se tornando um famoso ponto de encontro para a cultura rockeira.

Além disso, atrações internacionais voltadas para o rock também se instalaram em Curitiba e a cidade possui uma rede temática de lanchonetes inspirada no rock. O local faz a alegria dos fãs e proporciona um momento bem estilo americano, com hambúrgueres, música e bebidas geladinhas.

O MAIOR EVENTO DE ROCK DO PAÍS – A terra do samba também é famosa por ser palco do maior evento de rock do Brasil e um dos maiores do mundo. É no Rio de Janeiro (RJ) que acontece o Rock in Rio, um dos maiores festivais de música que teve a primeira edição realizada em 1985. De lá para cá os shows trazidos reúnem milhares de pessoas e vem fazendo história ao receber grandes artistas da cena internacional e brasileira. O evento fez tanto sucesso que atualmente o Rock in Rio é celebrado em outros lugares, como Portugal e Espanha, que recebem o Rock in Rio Lisboa e o Rock in Rio Madri.

A diversidade do Rio de Janeiro é tamanha que a cidade também oferece para os rockeiros de plantão bares temáticos com bebidas geladinhas e muita música. No bairro da Lapa, por exemplo, há muitas opções de restaurantes e botequins com grande diversidade rítmica.

GALERIA SÓ PARA O ROCK – São Paulo (SP), conhecida por ser uma das maiores cidades do país é, também, uma das maiores no quesito diversidade cultural. A capital do estado paulista oferece incontáveis opções para os amantes do bom rock ‘n’ roll, trazendo a oportunidade de conhecer novas bandas, degustar aperitivos ou comprar itens relacionados à música.

Para se ter uma ideia, a Galeria do Rock já bateu recorde por ser o local de maior concentração de estabelecimentos dedicados ao rock do mundo. Movimentos artísticos, artigos, música, objetos e tudo que envolve a cultura do rock podem ser encontrados lá.

Em São Paulo há também hamburguerias, bares e um loja de vendas de vinil especializadas em rock. Feirões, eventos de rua e eventos pagos também fazem parte do cotidiano da cidade e são atrativos para os turistas rockeiros.

ROCK EM CIRCUITO – Belo Horizonte (MG) também é roteiro certo para quem quer conhecer os caminhos trilhados pelo rock no Brasil. Além de ser berço da banda Sepultura, uma das mais importantes bandas de metal da cena mundial, a capital de Minas Gerais conta com o Circuito do Rock, dois bares inteiramente voltados para o estilo e que viraram referência no setor.

Além disso, o segmento tem crescido cada vez mais em “Beagá” e recebido mais estabelecimentos voltados à temática. Por esse motivo, além da música, a cidade oferece ao turista uma mistura de atrativos culturais e gastronômicos.

Fonte: Ministério do Turismo

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Ipn5sNVqaDc7WwATXAwFsF

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.