Turismo

Kitesurf no Ceará: Hotéis da Roteiros de Charme oferecem aulas

Ventos mais intensos e constantes dão início à alta temporada do esporte

Entre julho e dezembro, ventos constantes de 30km/h a 70km/h sopram fortes no Ceará. É quando o céu se enche de praticantes de kitsurfe e o azul (do dia) e o amarelo alaranjado (do fim da tarde) dividem espaço com o colorido das velas. Em diversas praias do estado elas estão lá. Em algumas, a prática é ainda mais intensa, como no Preá, em Jericoacoara, a cerca de três horas e meia da capital cearense. Diz-se, inclusive, que é a região onde a temporada começa antes e termina depois. Animou? Então, aventure-se e aproveite para conhecer hotéis e pousadas da Associação Roteiros de Charme na região. Alguns contam até com instrutores preparados para ajudar os hóspedes na prática. Não perca essa chance! Em Fortim, a 130km de Fortaleza, uma das grandes atrações é o Jaguaribe Lodge & Kite. O nome já diz tudo! O local se tornou uma referência no Ceará para a prática de kitesurf, devido à localização privilegiada, na praia do Canto da Barra, onde o rio Jaguaribe encontra o mar. Ele se destaca pela estrutura. Localizado ao lado do hotel, o Jaguaribe Kite é uma escola para adultos, jovens e crianças, que conta ainda com loja e locação de equipamentos, além de uma equipe de dez instrutores certificados e fluentes em inglês. O espaço é certificado com o título do International Kiteboarding Organization (IKO).
Também em Fortim, o Hotel Vila Selvagem é outra opção. O Kite Point não é uma escola, como o Jaguaribe Kite, mas é uma excelente oportunidade para que o hóspede que já sabe velejar possa aprimorar a técnica. Durante a prática, ele será acompanhado de perto por um profissional. Afinal, segurança é fundamental. Inaugurado no final de 2020, também oferece passeios de vela. O Vila Selvagem pertence aos mesmos donos do Jaguaribe Lodge & Kite e, com a inauguração do Kite Point, promoveram uma integração maior entre os hotéis e criaram uma área mais abrangente para a prática do esporte.
Na Praia de Guajirú, em Trairi, a 137km de Fortaleza, o vento é side shore (paralelo à costa) e constante praticamente o ano todo. Porém, a melhor época para praticar kitesurf é entre agosto e dezembro, quando a velocidade gira em torno de 18 a 35 knots, todos os dias. Na região, o Zorah Beach Hotel oferece estrutura completa de apoio, aluguel de equipamentos e aulas com instrutores experientes. A partir do hotel, também é possível velejar nas lagoas da região com instrutores. A Kite Surf funciona com estrutura completa de 15 de julho a 15 de Dezembro.
Em meio a cenários deslumbrantes, em Jericoacoara, a Vila Kalango destaca-se por oferecer ao visitante uma ampla estrutura para a prática de diversas atividades aquáticas. Seu novo espaço, o Water Sports Center (WSC – Brasil), é dedicado aos velejadores e inclui suporte de professores, reparos de equipamentos, coachings, downwind e equipamentos para wing foil, wind foil, surf foil, kitesurfe, windsurfe, SUP e longboard. A pousada fica na Praia de Jericoacoara, a cerca de 30 minutos da entrada no Parque Nacional, o grande ponto turístico da região.
Em Aquiraz, a opção de hospedagem é o Carmel Charme Resort, inaugurado há apenas 11 anos em uma tranquila vila de pescadores na praia do Barro Preto. O hotel não oferece aulas de kitesurf, mas os funcionários podem ajudá-lo a agendar classes com instrutores da região.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/HNKrVzu3YVh4MmiMDU2H4h

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.