Turismo

Novo Santuário de Santa Rita de Cássia em Cássia terá réplica da Casa de Santa Rita

O complexo religioso ainda abriga um Centro Comercial, a Casa para o Clero, um Velário, sanitários, vestiários, fraldário, praça de alimentação e heliponto.

Mais de 50 mil sacos de cimento, 6 mil metros cúbicos de concreto, 25 mil toneladas de pedra e areia, 500 mil blocos de tijolos, 500 mil bloquetes, 100 mil quilômetros de cabos elétricos, 15 mil metros quadrados de piso, 60 mil metros quadrados de asfalto, 100 quilômetros de cabo elétrico, tudo isso é o que agora dará forma ao maior Santuário dedicado à Santa Rita de Cássia no mundo, o Santuário de Santa Rita de Cássia.

Ocupando uma área de 180 mil metros quadrados, o novo Santuário será inaugurado nos dias 20, 21 e 22 de maio. Ele está em obra desde agosto de 2018. Mais de 100 empresas fizeram parte do trabalho e, mais de 500 pessoas literalmente colocaram a mão na massa. “Foi um longo caminho até chegar aqui. Mas, tudo foi pensado e preparado com muito carinho. Estive em Cássia na Itália, para pegar todas as referências. A casa de Santa Rita, da qual estamos fazendo uma réplica é cheia de detalhes. Ela foi construída na época de 1200, 1300, quando viveu Santa Rita de Cássia”, conta o empresário e idealizador do Santuário, Paulo Flávio de Melo. 

Além da casa da Santa que gera muita expectativa nos fiéis, o novo Santuário, parte de um complexo religioso, abriga um Centro Comercial, a Casa para o Clero, um Velário, sanitários, vestiários, fraldário, praça de alimentação, heliponto e estacionamento para 200 ônibus e até mil carros. São 5 mil pessoas sentadas e 2 mil em pé.

Pandemia

A expectativa para a inauguração é grande, e, mesmo durante a pandemia, a obra não parou. “Seguimos todas as medidas de segurança exigidas, uso de máscara, álcool gel, distanciamento dos colaboradores e, com isso, mantivemos o cronograma da obra e cada tijolo foi colocado no tempo certo”, explica Gustavo Bormann, engenheiro responsável pelo projeto.

Arquitetura de interior

O projeto do Santuário tem as mãos de diversos profissionais, entre eles, Tiago de Castro, arquiteto que foi responsável pela parte interior do novo Santuário. “Cuidei de cada detalhe para que tudo ficasse bem acolhedor para receber os fiéis. Desde a escolha dos materiais, das cores, a harmonia dos elementos, o estudo da iluminação e a definição do piso, tudo foi pensado com muito carinho.”

Com tantas pessoas envolvidas em um mesmo projeto, Thiago conta que o maior diferencial neste trabalho foi a sintonia da equipe. “Houve uma disciplina de aceitação muito grande; cada integrante da equipe conseguia entender a ideia do outro e tudo foi tratado com muita elegância e capricho. Tudo isso, é claro, com o “dedinho” da nossa querida Santa Rita de Cássia, a qual eu tenho muita devoção e me acompanha em toda trajetória de minha vida”, complementa Thiago.

A Inauguração

Nos dias 20, 21 e 22 de maio será oficialmente inaugurado o Santuário de Santa Rita de Cássia, o maior dedicado à Santa no mundo. Os eventos vão ocorrer em Cássia-MG. “Com muita alegria recebi a missão de estar à frente do novo Santuário de Santa Rita de Cássia. A expectativa de todos é grande para a inauguração. Cássia está de portas abertas para todos os fiéis e peregrinos. Serão dias de grandes emoções e bênçãos”, conta o padre Michel Pires.

A data dos eventos foi escolhida pois, dia 22 de maio, é celebrado o Dia de Santa Rita de Cássia, que ficou conhecida como a padroeira das causas impossíveis, a protetora das viúvas e a santa das rosas.

História de Santa Rita de Cássia

Rita nasceu em 22 de maio de 1381, em Roccaporena, perto de Cássia, na Itália. Sua família era religiosa e ela queria seguir esse caminho. Mas, como era costume da época, seus pais desejavam que ela se casasse, e ela, em obediência aos pais, recebeu como marido Paolo Ferdinando. No começo, ele parecia ser uma boa pessoa, mas, com o tempo, aquele homem passou a ser infiel e beber demais, além de arrumar muitas confusões com as pessoas.

Rita usou de sua fé e sempre rezou para sua conversão e ele, no fim, se tornou um bom homem. Porém, infelizmente, seu marido acabou assassinado. Seus dois filhos, ainda jovens, acabaram seguindo os maus exemplos do pai e, com a sua morte, juraram vingança. Rita sabia que eles cometeriam um grande pecado, então, suplicou a Deus que os salvasse. Algum tempo depois, os dois ficaram doentes e, antes que morressem, Rita os ajudou a se converterem, recebendo o perdão e a piedade de Deus. Eles ouviram o conselho da mãe e conseguiram perdoar o assassino do pai e, assim, morreram em paz.

Após esses fatos, Rita entrou em um convento, onde as superioras duvidavam de sua vocação por ela ter sido casada e ter tido filhos. Então, mandaram-na regar um pedaço de madeira seca do jardim por um ano. Ela obedeceu, sempre com fé e amor. E assim, um milagre aconteceu: o galho se transformou em uma videira que dá uvas até hoje! Por isso, acredite sempre no poder dessa doce sofredora e conte com sua intercessão para ter ajuda com suas causas impossíveis.

Serviço:

Inauguração do Santuário de Santa Rita de Cássia — convite com a programação em anexo

20/05 — Sexta-feira

21/05 — Sábado

22/05 – Domingo.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/I1onZVegJJz1S5xp1lD7jl

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.