Turismo

Palácio da Liberdade abre as portas no fim de semana com ação do Programa Afromineiridades

Ingressos gratuitos e limitados já podem ser retirados na plataforma Sympla. Entre as atividades, o Palácio será sede de parte da programação do Programa Afromineiridades.

O Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade está de braços abertos para os visitantes que queiram contemplar o edifício histórico e os seus jardins. As visitas e as atividades acontecem respeitando todas as normas de segurança sanitária e em pequenos grupos. As visitas ocorrem no sábado (25/6) e domingo (26/6) e os ingressos, gratuitos, podem ser retirados a partir desta quinta-feira (23/6) no site da Sympla. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Iepha-MG e a APPA — Arte e Cultura.

Visita mediada “Leituras Negras e Africanidades”

Dentro da programação do Afromineiridades (Programa de Proteção da Cultura Afro em Minas Gerais), o público poderá ter acesso à exposição “Leituras Negras e Africanidades”, de curadoria de Josemeire Alves Pereira e Lisandra Mara Silva.

Trata-se de um convite para a reflexão sobre as referências culturais negras na memória e na história de Belo Horizonte — referências essas recorrentemente apagadas nas narrativas oficiais sobre a cidade. Para saber mais sobre o Afromineiridades, você pode acessar o site da APPA — Arte e Cultura.

Público-alvo: todas as idades. Duração: até 50 minutos. Dia: sábado (25/6), às 11h e às 15h. Local: interior do Palácio da Liberdade. Vagas limitadas. Retirada de ingressos: www.sympla.com.br/appa.

Visitação mediada aos jardins

Para que serve um jardim histórico? Na visita mediada aos jardins, os visitantes poderão conhecer elementos que remetem à época da construção de Belo Horizonte, bem como aspectos históricos, decorativos e simbólicos, além, é claro, da diversidade de espécies botânicas.

Público-alvo: todas as idades. Duração: até 50 minutos. Dias: sábado (25/6) e domingo (26/6), às 13h30. Local: jardins/fachada do Palácio da Liberdade. Vagas limitadas. Retirada de ingressos: www.sympla.com.br/appa, a partir de quinta-feira, 23/6.

“Caça aos Detalhes” nos Jardins

Como atividade lúdica na visitação aos jardins, haverá a Caça aos Detalhes, que explora os jardins históricos e a fachada do Palácio. Antes do início da visitação, os convidados recebem fotografias dos detalhes das fachadas e dos jardins e, a partir daí, terão que reconhecer os pontos apresentados pelas fotos.

A “Caça aos Detalhes” tem como objetivo sensibilizar o olhar dos visitantes para os elementos decorativos, arquitetônicos e simbólicos que fazem parte do edifício e de seu entorno. A atividade é uma ótima maneira de descobrir o espaço brincando.

Público-alvo: todas as idades. Duração: até 1h. Dia: sábado (25/6) e domingo (26/6), às 10h30 e às 14h30. Local: jardins/fachada do Palácio da Liberdade. Vagas limitadas. Retirada de ingressos: www.sympla.com.br/appa, a partir de quinta-feira, 23/6.

Exposição “Hinos do Brasil”

Ao visitar o interior do palácio, o público também terá acesso à exposição “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil”. O visitante poderá ver de perto os manuscritos dos principais hinos do país: o Nacional, o da Independência, o da Bandeira e o da Proclamação da República. É uma oportunidade única de apreciar essas relíquias históricas que fazem parte da nossa construção enquanto país.

Público-alvo: todas as idades. Duração: até 1h. Dias: sábado (24/6) e domingo (25/6), às 10h, 13h e 14h. Local: Interior do palácio. Vagas limitadas. Retirada de ingressos: www.sympla.com.br/appa.

Acesse o novo site do Palácio da Liberdade

O Palácio da Liberdade está mais perto de você. Com o lançamento do novo site, o público poderá ter acesso a um tour virtual, a conteúdos inéditos, pedagógicos, interativos, multimidiáticos e a diversas ações do Programa Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade, cuja gestão é da APPA — Arte e Cultura.

Com uma estética que privilegia as imagens e uma programação bastante intuitiva, o site tornou mais fácil a navegação e promete ajudar o visitante a fazer uma imersão por todo o edifício e a ficar por dentro de tudo que acontece no local. Se o Palácio é da Liberdade, o novo site é uma importante ferramenta para desvencilhar as amarras geográficas e democratizar o acesso a esse bem que é de Belo Horizonte, é de Minas Gerais, é de todos nós. Confira o que você vai encontrar nas principais seções e navegue hoje mesmo. Acesse palaciodaliberdade.com.br

O Palácio da Liberdade, sede histórica do governo do Estado de Minas Gerais, foi inaugurado em 1898 e denominado como Palácio Presidencial. O edifício é o principal elemento articulador do Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade e um dos principais atrativos do Circuito Liberdade. Em 2018, suas portas foram reabertas para que o público tivesse a oportunidade de conhecer a importante referência cultural, política e arquitetônica do Estado.

Importante:

* Clique no site do Palácio da Liberdade (https://palaciodaliberdade.com.br/regras-de-visitacao/) para checar as regras de visitação. O não atendimento a elas pode inviabilizar sua visita;

* A retirada de ingressos é obrigatória para crianças a partir de dois anos de idade;

* A entrada para o público é realizada pelo portão da avenida Cristóvão Colombo;

* Só retire seu ingresso se você tiver certeza que poderá comparecer no dia e horário selecionados. Lembre-se de que as vagas são limitadas e outras pessoas também podem estar interessadas em realizar a visita.

Fonte: APPA

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.