Turismo

Três festivais de inverno para curtir o frio no Brasil

Conexão123 traz dicas de eventos em destinos nacionais para curtir as baixas temperaturas.

O frio bate à porta, e existem diversas alternativas para curtir as baixas temperaturas que vão tomando conta do país. O Conexão123, plataforma de experiências de viagens da 123milhas, o maior e-commerce de turismo do Brasil, listou três festivais de inverno dos mais badalados para os fãs de frio e de um bom chocolate quente.

Em um país em que o clima é predominantemente tropical, as temperaturas mais amenas do inverno, que por aqui vai de junho a setembro, são um convite para os turistas deixarem um pouco de lado as praias e conhecerem os hot spots brasileiros de montanha.

Conheça mais sobre o Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP), o Festival de Inverno de Garanhuns (PE) e o Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade (MG).

Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP)

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão acontece há mais de 50 anos e consolidou-se o maior festival de música clássica da América Latina.

Atualmente, diversos palcos espalhados pela cidade de Campos do Jordão, situada na Serra da Mantiqueira, abraçam trios, quartetos e orquestras, entre outras formações clássicas, com concertos ao ar livre ou em teatros fechados. O festival conta com mais de 3 mil artistas e recebe milhares de visitantes.

Assim, essa é uma ótima opção de festival de inverno para aqueles que curtem concertos de música erudita. Os palcos do evento já receberam nomes de respeito, como Eleazar de Carvalho, Magda Tagliaferro, Yehudi Menuhin, Hugh Ross, Michel Philippot, Kurt Masur, Dame Kiri Te Kanawa, Trio Beaux Arts, Ysaÿe Quartet e Le Poème Harmonique, entre muitos outros.

Além dos espetáculos, diversos músicos e instrumentistas compõem uma programação pedagógica, com aulas pontuais e masterclasses visando aos jovens musicistas em formação.

Na edição de 2022, o evento vai acontecer entre os dias 2 e 31 de julho. As programações culturais variam dia após dia, por isso, fique de olho no site oficial do festival. A venda de ingressos começa em 23 de junho.

O Festival de Campos de Jordão é um dos mais tradicionais que acontecem durante os meses de inverno no estado de São Paulo.

Festival de Inverno de Garanhuns (PE)

Movimentando o turismo cultural de Garanhuns, cidade interiorana do estado de Pernambuco, localizada a aproximadamente 230 km de Recife, acontece o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

Depois de dois anos suspenso, por causa da pandemia de Covid-19, o FIG volta com força total, sendo o maior evento multicultural do Norte e do Nordeste, trazendo artistas e grupos independentes de todos os cantos.

A programação do FIG de 2022 está repleta de apresentações de diversos segmentos artístico-culturais, como artes visuais, dança, literatura, música, audiovisual, teatro, entre outros. Na última edição, realizada em 2019, apresentaram-se grandes nomes como Alcione, Elba Ramalho, Lenine, João Bosco, Roberta Miranda, Fafá de Belém, Zélia Duncan, entre outros.

Realizado desde 1991, neste ano o festival ocorre na segunda quinzena de julho. Os dias certos, bem como a programação cultural, serão anunciados nos canais oficiais de comunicação, como o instagram @festivaldeinvernodegaranhuns.

O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) que acontece no interior de Pernambuco promove diversos segmentos artístico-culturais.

Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade (MG)

Após dois anos pandêmicos, o Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade, que ocorre simultaneamente nessas cidades mineiras, retorna de forma presencial.

Os municípios ficam bem próximos entre si e abrigam campi da UFOP, a Universidade Federal de Ouro Preto, que realiza o evento com apoio das prefeituras municipais. Assim, esses destinos realizam uma festa conjunta, com programação interligada.

Ouro Preto está a cerca de 100 km de Belo Horizonte; Mariana, a aproximadamente 120 km; e João Monlevade fica a cerca de 110 km da capital mineira.

Este ano, a previsão é que o festival de inverno aconteça de 1 a 17 de julho, em espaços abertos e com entrada gratuita em todas as atividades nas três cidades mineiras.

A temática da edição de 2022 é inspirada nos “encontros”, motivada pela volta das atividades presenciais após um longo período de isolamento social. Assim, a ideia é promover um eixo lógico-temático sobre o “estar junto” em um espaço dedicado ao fomento da cultura local.

As atrações costumam envolver música, oficinas, espetáculos de teatro, debates, mostras, exposições e outras variadas formas de arte. A programação de 2022 ainda não foi lançada, mas em breve poderá ser conferida na íntegra pelas redes sociais do @festinverno.

O Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade é um dos festivais de inverno tradicionais que acontecem em solo brasileiro.

Fonte: 123 Milhas

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Kw8glgN7LBV6viJLVheNmd

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.