Turismo

Turismo na terceira idade: destinos nacionais para viajar com os avós

Conexão123 indica três cidades ideais e acessíveis para os viajantes mais experientes.

Viajar é uma das melhores coisas da vida: nos traz momentos de lazer e diversão junto a lugares e pessoas especiais! Não importa em que fase da vida, sair da rotina é sempre proveitoso.

E, para celebrar o Dia dos Avós, que acontece em 26 de julho, o Conexão123, plataforma de incentivo à experiências de viagens da 123milhas, maior e-commerce de turismo do Brasil, separou três destinos especiais para o turismo na terceira idade.

Por que viajar na terceira idade?

Há quem diga que os avós são pais duas vezes, porém, os próprios vovôs e vovós admitem que é ainda mais gostoso curtir a fase em que estão livres das responsabilidades com os filhos para poder aproveitar e acompanhar o crescimento dos netos!

É necessário ajudar nossos idosos a não cair no ócio após a aposentadoria e garantir que eles aproveitem bem o tempo livre. Especialistas apontam que atividades físicas e o convívio social são as melhores maneiras de cuidar da saúde na terceira idade.

Por isso é tão importante investir em tempo de qualidade com os avós: momentos de lazer, ler um livro, fazer uma caminhada e, sempre que possível, dedicar-se à criação de memórias inesquecíveis em lugares novos!

Viajar é um meio de gerar felicidade, e cuidar da unidade familiar é importante para cada um dos membros, especialmente para aqueles que trabalharam tanto para construí-la.

Caldas Novas (GO)

Um dos lugares mais procurados pelo turismo destinado à terceira idade, a pequena cidade de Caldas Novas, no estado de Goiás, a cerca de 170 km da capital, Goiânia, recebe anualmente milhões de turistas em busca de suas deliciosas e terapêuticas águas termais.

E não é à toa, afinal, a cidade é considerada a maior estância hidrotermal do mundo. Suas dezenas de piscinas naturais chegam a temperaturas entre 40 ºC e 70 ºC, e os hotéis e clubes acrescentam muitas atividades recreativas para entreter ainda mais os visitantes.

As águas termais possuem inúmeros benefícios terapêuticos, especialmente para a terceira idade. Banhar-se nas termas e piscinas é indicado para tratamentos de reumatismo, sistema digestivo, circulação sanguínea, pressão arterial, entre outros. E faz bem até para a pele. Soma-se a isso a deliciosa sensação de relaxamento e renovação que as águas termais promovem no corpo, melhorando até a qualidade do sono.

Situada no coração do Brasil, a cidade tem um clima sempre quente e propício ao turismo. Os poucos períodos de chuva, que geralmente ocorrem de dezembro a janeiro, marcam as diferenças climáticas na região. Nos meses de junho a setembro, o clima fica mais seco, sendo setembro, usualmente, o mês mais quente do ano. Ou seja, o mês de maio é perfeito para aproveitar as estâncias hidrotermais numa viagem com idosos.

Outros lugares para conhecer e aproveitar na cidade de Caldas Novas:

• Casarão dos Gonzaga e Centro de Artesanato

• Santuário de Nossa Senhora de Salette e a Igreja Nossa Senhora das Dores, construída em 1850

• Náutico Praia Clube, às margens do Lago Corumbá, um complexo com inúmeras atividades aquáticas para toda a família

• Feira do Luar, onde os turistas podem conhecer e adquirir artesanatos e, ainda, saborear a culinária local.

Natal (RN)

A atração que não pode faltar em qualquer lista de viagens é uma bela praia. E, para aproveitar os destinos para viajar com os avós, Natal, no estado do Rio Grande do Norte, é uma das melhores opções.

Graças à sua infraestrutura, aliada à beleza paradisíaca de suas dunas de areia branquinha emoldurando as águas mornas das praias, Natal é um município perfeito para qualquer tipo de turista, desde casais em lua de mel, passando por grupos de amigos, até famílias inteiras, incluindo os avós!

Um dos diferenciais da cidade é o projeto Natal Praia Inclusiva, que acontece na Praia de Ponta Negra e investe para garantir que pessoas com mobilidade reduzida possam aproveitar o mar e o clima praiano do local.

O projeto visa atender portadores de alguma deficiência física, porém, a praia oferece estrutura propícia também para idosos, inclusive com corrimão para descer da orla até a praia. Há também apoio dos salva-vidas para atender todo o público.

A capital possui muitos atrativos, voltados a diversos públicos, por isso, para aqueles que gostaram de saber que a região dispõe de boa acessibilidade, incluir no roteiro uma viagem em família para lá faz todo o sentido!

E como a capital é um grande polo turístico, existem inúmeras opções de onde comer e onde se hospedar em Natal.

Aparecida (SP)

Um dos principais destinos religiosos do país, a cidade de Aparecida, situada no estado de São Paulo, a cerca de 180 km da capital paulista, é um excelente lugar para uma viagem com idosos, especialmente para os avós que professam a religião católica.

O complexo religioso do Santuário Nacional de Aparecida oferece muitos atrativos para os devotos. Todos eles possuem excelente acessibilidade, tanto para idosos quanto para pessoas com dificuldades motoras.

Fazem parte de sua estrutura rampas emborrachadas, elevadores, sanitários e estacionamentos especiais, bebedouros com acesso e altura diferenciados e cadeiras de rodas disponíveis gratuitamente para que os visitantes de mais idade não se cansem durante o passeio.

Entre os locais disponíveis para visitação estão:

• A Cúpula Central

• Capela do Batismo

• Capela da Ressurreição

• Capela do Santíssimo

• Capela de São José

• Nicho da Imagem Milagrosa de Nossa Senhora Aparecida, onde fica guardada a imagem original que foi encontrada pelos pescadores no Rio Paraíba do Sul

No subsolo do Santuário Nacional, é possível visitar a Sala dos Milagres, onde os viajantes costumam deixar objetos em gratidão pelas bênçãos alcançadas. A sala tem o teto coberto pelas fotos dos devotos que alcançaram suas graças e foram agradecer.

No subsolo fica também a Casa do Pão, uma padaria de fabricação própria e cunho social, que atua na profissionalização de jovens em confeitaria e panificação; e o Espaço dos Devotos Mirins, onde acontecem apresentações de teatro para crianças.

O Museu de Nossa Senhora Aparecida, situado na Torre Brasília, comporta imagens, pinturas e objetos de devoção relacionados a Maria. No 18º andar da torre há um mirante com vista para a cidade e para o Rio Paraíba do Sul. Há ainda uma linha do tempo que conta a história da padroeira do Brasil.

E há muitos outros pontos de visitação no complexo, que podem ser conhecidos ao longo dos dias. Embora eles sejam razoavelmente próximos e disponham de acessibilidade, uma boa dica para evitar longas caminhadas é se informar sobre os pontos de táxi em torno do santuário.

Os postos de apoio ao romeiro estão à disposição em vários pontos para tirar dúvidas e solucionar as necessidades do público. Basta procurar um deles para obter ajuda.

Fonte: 123milhas

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Ipn5sNVqaDc7WwATXAwFsF

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.