Turismo

Uma em cada 5 viagens no país foram para o estado de São Paulo

Destino arrecadou R$ 1,8 bilhão com o turismo doméstico em 2021, segundo levantamento realizado pelo IBGE

O estado de São Paulo foi o mais procurado pelos turistas brasileiros em 2021. Foi o que apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Turismo, realizada pelo Ministério do Turismo e o IBGE. Segundo o levantamento, uma em cada 5 viagens (20,6%) feitas no país tiveram como destino cidades paulistas. O estado também aparece no topo do ranking dos locais onde houve maior gasto em viagens com pernoites, totalizando R$ 1,8 bilhão arrecadado no período.

Principal porta de entrada de turistas nacionais e internacionais, o estado de São Paulo guarda grandes tesouros turísticos em suas cidades. A capital, São Paulo (SP), proporciona atividades turísticas para todos os gostos e idades, em todos os horários. Uma das paradas imperdíveis é a Avenida Paulista. A larga avenida passou de elegante bairro residencial ao principal centro financeiro do Brasil. Ao longo de seus quase três quilômetros de extensão, é possível visitar o Parque Trianon, a Reserva Cultural, um dos principais cinemas de rua paulistanos, Masp, o Itaú Cultural ou o Centro Cultural da Fiesp, lugares que abrigam opções de exposições.

Outro destino no estado é a cidade de Boituva (SP). Situada a 117 km de São Paulo, o município é conhecido pelos balões que colorem o céu e encantam os turistas que visitam o destino. A aventura proporciona uma vista incrível das paisagens da região. A cidade também é conhecida como a capital do paraquedismo, com um centro para a prática do esporte. O turista que procura algo mais tranquilo, pode conhecer ainda o Museu do Tropeiro, Pousada Mirante e a Fazenda do Pinhal, onde são cultivados milho e cana-de-açúcar. Por fim, o Parque Egídio Labronici é o destino ideal para quem planeja fazer aquela caminhada ou aproveitar o verde da cidade.

A 70 km da capital, São Roque é o destino certo para os amantes de um bom vinho. Lá, o turista pode conferir 10km de vinícolas e adegas onde é possível fazer degustações, aproveitar a gastronomia e apreciar as belas paisagens. Para quem curte história, o destino abriga a Estação Ferroviária de São Roque. Desativada em 1999, o local recebe vários turistas anualmente em busca de ver de perto a arquitetura antiga e seus trilhos de ferro. Para se ter uma vista privilegiada da cidade, o Morro do Cruzeiro é a dica. A cidade também é sede de uma das igrejas mais belas de São Paulo, a Igreja Matriz de São Roque.

Para cidades de praia e sol, Ilhabela é uma boa pedida. Com praias paradisíacas, cachoeiras e montanhas, o destino está a apenas 208,7 km da capital. A ilha tem fácil acesso por balsa e é cercada por mar transparente e o intenso verde da mata atlântica. São mais de 30 praias para quem busca dias de descanso. Entre as praias destacadas aparecem a Praia do Curral, da Feiticeira e praia das pedras miúdas.

Um pedacinho da Holanda a 140 km de São Paulo. É assim que os turistas descrevem Holambra. A cidade é o maior centro de produção de flores e plantas da América Latina e encanta a todos com sua imensidão de cores e aromas. A arquitetura local tem influência de imigrantes holandeses e é um convite para um passeio a pé. A Rua Dória Vasconcelos e Boulevard Holandês e a Praça Vitória Régia são alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

E como não falar de Campos do Jordão. Situada a 170 km, a cidade serrana possui gastronomia, arquitetura e clima romântico que a torna perfeita para casais. Se for, não deixe de passar pelo Morro do Elefante, que fica a 1.800 metros acima do nível do mar e rende uma das mais belas vistas da cidade. Uma dica é visitar o Parque Capivari e andar no teleférico da cidade, onde é possível desfrutar de uma vista panorâmica da cidade. Se o seu forte é gastronomia, o destino oferece uma noite de fondue. Queijos, carnes e chocolates a sua escolha.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JI7k7ziiWZU7Pox93fTMpL

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.