Artigos

As 3 perguntas

Ômar Souki

Eu gostaria de saber qual é a sua resposta para estas 3 perguntas:

Qual é o momento mais importante?

Qual é a pessoa mais importante?

Qual é a coisa mais importante a ser feita?

Leia mais

Talvez você responda que o momento mais importante é o agora, que a pessoa mais importante é a que está à sua frente e que a coisa mais importante a fazer é tratar bem a essa pessoa. Caso esteja sozinho o momento mais importante continua sendo o agora, mas a pessoa mais importante não é o outro, mas você mesmo, e a ação mais importante passa a ser tratar-se bem.

Mesmo considerando o agora como algo sagrado, a nossa mente insiste em nos transportar para o passado ou para o futuro. Enquanto estamos envolvidos nos afazeres diários, com frequência, surgem lembranças de coisas que fizemos ou deixamos de fazer (que causam alegria ou arrependimento), ou coisas que os outros fizeram ou falaram (que, na maioria das vezes, provocam irritação e vontade de dar o troco). Se não são lembranças são pensamentos relativos às coisas que ainda temos de fazer hoje ou no futuro.

Tanto o passado quanto o futuro nos tiram do agora, debilitando o nosso foco na tarefa mais importante que temos pela frente atrapalhando nosso fluxo de ação. O foco e o fluxo fazem com que o resultado de nossas ações seja aprimorado, enquanto a distração conduz a resultados medíocres. Para afastar pensamentos relativos ao passado ou ao futuro contamos com um precioso recurso que é a oração constante. São Paulo nos pede: “Orem sem cessar” (1 Tessalonicenses 5, 17). Essa oração pode ser uma simples jaculatória como: “Jesus, eu confio em você!” ou “Jesus, filho de Deus, tenha misericórdia de mim!”.

Será que quando estamos sozinhos nos consideramos a pessoa mais importante? Nem sempre. Mas, é importante que nos valorizemos e tenhamos o compromisso de utilizar o nosso tempo da melhor forma possível. Isso só acontece quando aprimoramos o nosso foco e permanecemos em fluxo, isto é, entregues de corpo e alma à tarefa que estamos realizando. Que tipo de tarefa deve ser essa? Algo que contribua para o nosso crescimento pessoal ou profissional. Alguns exemplos são a oração, a ginástica pessoal, a leitura, a caminhada etc. (para o crescimento pessoal) ou tarefas ligadas à área de atuação de cada pessoa. A presença no agora, a atenção a sua pessoa ou à pessoa que esteja à sua frente, e a entrega àquilo que está realizando no momento (por mais simples que seja) são as três chaves para uma vida de plena

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.