Artigos

Como vencer a solidão?

Ômar Souki

O tema da solidão ocupou a minha mente porque encontrei-me com dois amigos que estavam sofrendo de solidão. Também, assisti a um filme da vida de Fred Mercury, cantor famoso, que mostra como ele, apesar de toda a fama e fortuna, tinha crises de solidão. Enfim, quem já não sofreu de solidão? Não é apenas o sentimento de estar sem alguém por perto, mas o vazio que se sente por dentro. É ter tempo e não ter com o que preenchê-lo. Muitos reclamam da falta de tempo, mas para quem está sofrendo com a solidão parece que o tempo transborda, pois sente-se esquecido pelo mundo.

Essa sensação de abandono acompanha o ser humano ao longo de sua história. E as Sagradas Escrituras apontam para um consolo: “Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o Senhor cuidará de mim” (Salmos 27, 10). “Embora eu caminhe por um vale tenebroso, nenhum mal temerei, pois junto a mim você está; seu bastão e seu cajado me deixam tranquilo” (Salmos 23, 4). “Não tenha medo, pois eu estou com você. Não precisa olhar com desconfiança, pois eu sou o seu Deus. Eu fortaleço você, eu o ajudo e o sustento com minha direita vitoriosa” (Isaias 41, 10). “Eis que eu estou com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mateus 28, 20). “Coloquem nas mãos de Deus qualquer preocupação, pois é ele quem cuida de vocês” (1 Pedro 5, 7).

Para quem está se sentindo solitário portanto, o primeiro passo é buscar uma maior aproximação com Deus. Esse acercamento é propiciado pela oração. A oração fortalece o nosso espírito e renova nosso ânimo. Quando estou só, procuro respirar fundo, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca. Ao inspirar elevo meus pensamentos ao Criador, e ao exalar, sopro para longe os pensamentos negativos e todo tipo de toxinas. O esvaziamento de nossa mente é proporcionado por essa oração silenciosa. Uma outra maneira de se comunicar com o Alto, é através das orações verbais e da leitura das Sagradas Escrituras, que fortalecem a nossa fé nessa Presença consoladora de Deus em nós.

Leia mais

Algumas sugestões práticas podem também auxiliar a quem está se sentindo solitário:

Procure ser uma boa companhia para você mesmo. Saia para dar
 um passeio, ir ao cinema, ou tomar um café.

Visite algum amigo ou parente que se encontre enfermo.

Interaja com as pessoas através das redes sociais.

Procure se exercitar em uma academia, ou fazer aulas de pintura, ou aprender algo novo etc.

Se gostar de animais, que tal adotar um gato ou um cão?

Dedique-se a algum trabalho voluntário.

Não caminhe em direção ao isolamento progressivo, pois isso fará com que a solidão tome conta e, quem sabe, abra a porta para a depressão. Defenda-se da solidão com os recursos que Deus lhe deu. Aproveite cada momento para agradecer ao Senhor pela companhia dele em sua vida.  

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.