Artigos

Dar o melhor de si mesmo

Ômar Souki

No livro Os quatro compromissos, o autor Miguel Ruiz apresenta quatro passos importantes para desfrutarmos de uma vida com mais sentido. No primeiro, “seja impecável com a sua palavra”, ele mostra que a nossa palavra tem poder criador. No segundo, “não leve nada para o lado pessoal”, explica que aquilo que outros falam de nós tem mais a ver com eles do que com nós mesmos. No terceiro, “não faça suposições”, enfatiza o perigo de ficar imaginando o que os outros estão fazendo ou pensando. E, no quarto, “sempre dê o melhor de si”, nos convida a viver cada momento como se fosse único.  

“Seja impecável com a sua palavra”. Cita o Evangelho de São João: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava em Deus, e a Palavra era Deus” (João 1, 1). E mostra a força que a palavra tem em fazer com que aquilo que sonhamos, que sentimos e que somos se manifeste. “A palavra não é apenas um som ou um símbolo escrito. A palavra é uma força; é o poder que você tem de se expressar e comunicar, de pensar, e, portanto, de criar os eventos de sua vida”. É uma faca de dois gumes que pode criar ou destruir. Quando mal utilizada, a palavra tem enorme poder destruidor, tornasse uma maldição. Mas, quando somos impecáveis em seu uso, a palavra pode criar beleza e amor: um verdadeiro paraíso na Terra.

“Não leve nada para o lado pessoal”. O que as pessoas fazem e falam tem a ver com elas e não conosco. Elas vivem em seu próprio mundo. Quando levamos as coisas para o lado pessoal estamos supondo que os outros sabem o que se passa em nosso próprio mundo. Porém, a verdade é que todos estão lidando, de uma forma ou de outra, com seus próprios sentimentos, crenças e opiniões. Quando emitimos opiniões sobre as pessoas, de fato, não estamos falando tanto sobre elas, mas sobre nós mesmos. Se elas nos fizeram sentir bem, falamos coisas boas, mas se fizeram algo que nos desagradou, falamos mal delas. Mas, no fundo, no fundo, nossa opinião tem mais a ver com nossos sentimentos, crenças e valores do que com elas. Quando entendemos isso, nossa raiva, ciúme e inveja desaparecem.

“Não faça suposições”. É sempre melhor fazer perguntas do que ficar imaginando coisas. Às vezes uma boa amiga nos cumprimenta de forma rápida e seca. Logo imaginamos que ela está irritada conosco. Mas, se, mais tarde, tivermos a oportunidade de lhe perguntar o que estava acontecendo, ela provavelmente irá explicar que estava com pressa, pois estava atrasada para uma reunião, ou algo parecido. O fato da pessoa não nos cumprimentar de forma calorosa, nem sempre tem a ver conosco, mas sim com uma situação pela qual está passando.  Em vez de ficarmos remoendo possibilidades, é preferível fazer perguntas, e não suposições.

“Sempre dê o melhor de si”. Dependendo da hora, o melhor de nós  pode variar. Por exemplo, quando nos levantamos de manhã, após um bom banho, nos sentimos melhor do que à noite, depois de um longo dia de trabalho. Mas, em todos os momentos, o ideal é procurar oferecer o melhor, não importa qual seja a situação. Para que isso aconteça, é importante que cada um escolha fazer aquilo que gosta de fazer e que faz bem. Fazendo isso, e vivendo o presente intensamente, iremos nos sentir cada dia melhores, sentir que a vida vale a pena ser vivida.

Conseguimos encontrar mais sentido para nossa vida, valorizando cada uma de nossas palavras, nos despegando das opiniões alheias, não imaginando coisas a respeito dos outros e sempre procurando oferecer o melhor de nós mesmos.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.