Artigos

O poder da alegria

Ômar Souki

Norman Cousins, jornalista norte-americano, é considerado “o pai da terapia do riso”. Ele foi diagnosticado com uma doença incurável, mas decidiu combater o mal com confiança e riso. Passou a assistir comédias durante as quais soltava gostosas gargalhadas e num período de alguns meses ficou totalmente curado. Os efeitos do humor foram estudados na Universidade de Loma Linda, na Califórnia. Os pesquisadores descobriram que os pacientes que assistiam a um vídeo engraçado de 60 minutos tiveram uma redução significativa nos níveis de cortisol e adrenalina, conhecidos como hormônios do estresse. São substâncias que contribuem para várias enfermidades tais como a depressão e doenças cardíacas. Outras pesquisas mostram que doses frequentes de humor e riso podem melhorar a respiração e a circulação, fortalecendo o sistema imunológico (suprevida.com.br).

“Para que o simples fato de rir seja possível, o corpo humano pode chegar a movimentar até 80 músculos. O riso mexe com o cérebro, garganta, coração, tórax, pernas, pés, além do rosto, claro! Segundo estudos na área, essa forma de expressar a felicidade traz efeitos terapêuticos, como retardar o aparecimento das rugas durante o processo de envelhecimento. Entre os tantos benefícios para a saúde que o riso pode trazer, estão: reduzir o stress, promover a queima de calorias, melhorar a qualidade de sono, fortalecer o abdômen, melhorar a circulação sanguínea, a respiração e a digestão, fortalecer o sistema imunológico, estimular a criatividade e induzir a criação de laços com outras pessoas. Crie oportunidades para rir. Assista filmes de comédia, shows de stand-up, procure pessoas e ambientes engraçados. Uma dose diária de sorriso é contagiante, pode mudar a sua vida e melhorar sua saúde. Compartilhe felicidade!” (hcor.com.br).

Já a pessoa estressada parece estar de mal com a vida e com todos à sua volta. Seu estresse aumenta a produção de cortisol que acarreta uma série de consequências negativas, “como queda de cabelo, pressão alta, fraqueza muscular, ganho de peso, osteoporose e, no caso das mulheres, pode desregular a menstruação. Além disso, o mau humor pode causar pressão alta, hiper ou hipoglicemia, insônia, gastrite e enxaquecas. O sistema imunológico também é afetado, deixando a pessoa mal humorada mais suscetível a doenças” (virtude.com).

Pessoas que têm facilidade para sorrir são mais simpáticas e comunicativas. Fico encantado com a diferença que o sorriso faz na fisionomia de alguém. É algo que embeleza a pessoa e irradia felicidade no seu entorno. Cultivar bons relacionamentos é algo que pode nos trazer enorme gratificação. Nada melhor do que nos reunirmos com pessoas afins, que partilham de nossos valores e que estão dispostas a celebrar a vida. E, para manter elevados níveis dos tais hormônios da felicidade (dopamina, serotonina, endorfina e oxitocina), é importante dedicarmos pelo menos uma hora do nosso dia aos exercícios físicos.

Outra estratégia eficaz de cultivar o bom humor é manter o foco em lembranças agradáveis. Temos momentos de grande alegria: festa na casa de amigos, vitórias de nosso time favorito, conquistas profissionais, nascimento dos filhos, reconhecimento dos colegas, elevação espiritual etc. Finalmente, melhoramos o nosso humor quando praticamos a gratidão. É agradecer por tudo, até mesmo ver em cada desafio uma oportunidade para crescimento.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.