Artigos

Por que agradecer?

Ômar Souki

“Estejam sempre alegres, rezem sem cessar. Deem graças em todas as circunstâncias, porque essa é a vontade de Deus a respeito de vocês em Jesus Cristo” (I Tessalonicenses 5, 16-18). São Paulo sugere que elevemos nossos espíritos através da alegria, da oração e do agradecimento. São três procedimentos que podem se reunir em um só: a ação de graças! Ao louvarmos a Deus, estamos automaticamente recitando uma prece e, com isso, nosso coração transborda de felicidade. Além de nos habituarmos a agradecer ao Criador, é também importante estarmos prontos a dizer “obrigado” a todos os que nos rodeiam.

Tatiana Pimenta afirma: “Sempre que reconhecemos acontecimentos, gestos, palavras ou pequenos detalhes do cotidiano como “dignos de nota” e agradecimento, nosso cérebro reage, aumentando o nível de dopamina, neurotransmissor responsável, dentre outras funções, pela sensação de bem-estar, humor e prazer. Por consequência, quanto maior a liberação de dopamina, mais satisfeitos e felizes nos sentimos. A situação não para por aí: o contentamento costuma se externar, interferindo na forma como conduzimos nossas relações e atitudes. Nos tornamos mais agradáveis, extrovertidos e abertos a novas oportunidades” (vittude.com.br).

Robert Emmons, professor de psicologia na Universidade da California, em Davis, aponta inúmeros efeitos positivos associados à prática da gratidão: “fortalecimento do sistema imunológico, redução da depressão e do estresse, maior entusiasmo, energia, otimismo e felicidade, melhora a qualidade do sono, despertar mais agradável e com maior disposição, diminuição da pressão arterial, vida social mais ativa e prazerosa, menor apego a emoções tóxicas, como rancores, ressentimentos, desilusões, medo e inveja, menos queixas de dores e mal-estares, redução significativa nas sensações de isolamento, inadequação e solidão” (vittude.com.br).

Leia mais

Pesquisas da Universidade de Harvard “comprovaram que agradecer fortalece o vínculo interpessoal, auxilia no bem-estar, aumenta a resiliência, reduz o estresse e ajuda a prevenir a depressão. Em um estudo realizado com 300 adultos, o grupo que fez um exercício de agradecimento apresentou melhora na saúde mental em comparação aos participantes sem a atividade. Ainda segundo o centro científico, a saúde dos adeptos do hábito é ‘quase de ferro’. Eles têm sistemas imunológicos mais fortes, apresentam pressão arterial baixa e dormem bem. […] Quem agradece com regularidade mantém maiores níveis de alegria e emoções positivas” (metrópoles.com).

As palavras das Escrituras são amplamente comprovadas pelas pesquisas: a gratidão nos conduz à felicidade. Como o desejo do Criador é que sejamos felizes, ele, através dos escritos de São Paulo, nos convida a estarmos sempre prontos a darmos graças por tudo!

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.