Artigos

Quem é o maior no Céu?

Ômar Souki

Os apóstolos discutiam pelo caminho sobre quem seria o maior. Então, Jesus lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” (Marcos 9, 35). Também afirmou: “Aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe” (Mateus 18, 4-5). Seus seguidores achavam que ele seria um príncipe nos moldes da Terra. “Eles esperavam que ele reinasse como outros reis. Supunham que ele teria seus grandes oficiais de estado, como outros monarcas, e estavam cogitando ambiciosamente sobre quem ocuparia os cargos mais altos. Mas, Jesus lhes disse que estavam errados em suas visões e expectativas. Nenhuma dessas coisas aconteceria. A partir dessas noções, eles deveriam ser transformados, alterados ou convertidos, ou não poderiam ter parte em seu Reino. Essas ideias não se encaixavam na natureza de seu Reino” (versiculoscomentados.com.br).

“Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, respondeu-lhes: ‘O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem se poderá dizer: Está aqui, ou está ali; porque o Reino de Deus está dentro de vocês” (Lucas 17, 20-21). Fica claro, portanto, que a percepção de grandeza que se vive no mundo é radicalmente oposta ao que o Mestre dos mestres veio nos mostrar. O cultivo de nosso ser interior através da humildade, de uma espiritualidade mais profunda e da dedicação ao serviço dos semelhantes é o que nos elevará perante Deus. Para que seu ensinamento ficasse mais claro, Jesus usou uma criança que—mesmo que ajudasse aos pais nas tarefas de casa—não tinha nenhuma pretensão de se promover ou de alcançar o poder.

É essa despretensão que observamos na vida dos santos, isto é, na trajetória daqueles que se tornaram grandes aos olhos do Criador. Foram desapegados dos bens materiais, cultivaram uma vida de oração, praticaram a caridade e acreditaram na Providência Divina.  Enfim, seguiram o conselho oferecido ao jovem rico: “Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: ‘Falta-lhe uma coisa: vai, venda tudo quanto você possui, dê-o aos pobres, e você terá um tesouro no céu; depois venha, toma a cruz, e siga—me’” (Marcos 10, 21). Em outra ocasião, Jesus reforçou a necessidade de se livrar de tudo para se conquistar o Céu: “O Reino do Céu é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra, e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens, e compra esse campo” (Mateus 13, 44).

Os grandes deste mundo, em geral, estão afastados da verdadeira grandeza. Distraídos com a procura e a preservação de suas posses, muitas vezes, se esquecem do bem maior que é o Céu. De fato, quando estamos absorvidos pela fome de poder—como um dia estiveram os apóstolos—não nos sobra tempo, nem energia, para as coisas do Céu. Mas, Jesus veio ao mundo justamente para nos mostrar que toda a riqueza e poder não se encontram aqui, mas sim do outro lado da vida.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.