Artigos

Vida em abundância

Ômar Souki

“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10, 10). Uma vida plena é aquela que preenche as quatro dimensões de nossa existência: a espiritual, a emocional, a intelectual e a física. A nossa entrega espiritual é a essência de nossa vida, porque nossa alma tem sede de Deus. De fato, o nosso destino é o Céu e devemos fazer de tudo para alcançá-lo. Lendo a biografia dos santos nos damos conta de que o objetivo máximo de nossa existência é a conquista do Paraíso. “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as demais coisas serão acrescentadas a vocês” (Mateus 6, 33). São três as práticas que nos abrem as portas do Céu: a caridade, a oração e o jejum.

“Quando você der esmola, não saiba a sua mão esquerda o que faz a sua direita; para que a sua esmola seja dada em segredo; e seu Pai, que vê em segredo, ele mesmo lhe recompensará.  Quando orar, entre no seu quarto interior, feche a porta e ore a seu Pai que está em segredo; e seu Pai, que vê em segredo, lhe recompensará. Quando jejuar, unja a sua cabeça, e lave o seu rosto, para não parecer aos homens que você jejua, mas a seu Pai, que está em segredo; e seu Pai, que vê em segredo, lhe recompensará” (Mateus 6, 3-4; 6; 17) .

Uma existência espiritualmente intensa tem como resultado uma vivência emocional equilibrada. E, para sermos emocionalmente saudáveis é importante cultivarmos emoções positivas e relacionamentos fortalecedores. Para isso, podemos fazer uso de elogios e de agradecimentos. Essas atitudes elevam a nossa autoestima e estimulam a compreensão, a confiança e o afeto. Devemos também praticar a atenção plena com relação aos outros, nos predispondo a escutar pacientemente, sem interromper ou julgar. Assim, demonstramos respeito e alimentamos a empatia em nossos relacionamentos.

Leia mais

O desenvolvimento intelectual está ligado tanto à nossa educação formal quanto à qualidade do nosso convívio em casa, no trabalho e no laser. Uma vez saídos dos bancos da escola ou da universidade a nossa mente continua precisando de estímulo para se expandir cada vez mais. Essa motivação pode vir por meio de livros, palestras, cursos, vídeos e de amizades enriquecedoras. Precisamos também estar constantemente nos desafiando. Como afirma a empresária Geil Browning, “O cérebro, como qualquer músculo do corpo, fica mais forte quando você oferece resistência. Você sabe que é bom naquilo que faz, mas procure se colocar diante de novos desafios que estimulem sua mente e o tirem da sua zona de conforto”

Por último, mas não menos importante, está a dimensão física que inclui tanto o bem-estar do corpo quanto o do bolso. Depois de investirmos tempo e energia no crescimento espiritual, emocional e intelectual, voltamos nossa atenção para a saúde física e financeira. Para o corpo recomendamos boa respiração, alimentos saudáveis e exercícios físicos. E, para a saúde financeira o mais importante é gastar menos do que ganhamos. Não importa em que área estivermos atuando, é fundamental guardarmos sempre uma parte do que ganhamos para necessidades futuras.

Essas dimensões se reforçam e agem de forma sinérgica. Dando a devida atenção a cada uma delas receberemos de volta a certeza de estarmos vivendo uma vida plena e abundante.    

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.