Divinópolis

Divinópolis registra em março aumento no número de solicitações de seguro-desemprego

O Monitoramento Econômico realizado pela CDL Divinópolis, em parceria com a Vitaltec, mostrou que no mês de março foram registrados 983 pedidos de seguro desemprego na cidade de Divinópolis.

O Monitoramento Econômico realizado pela CDL Divinópolis, em parceria com a Vitaltec, mostrou que no mês de março foram registrados 983 pedidos de seguro desemprego na cidade de Divinópolis, contra 854 pedidos em fevereiro, resultando numa majoração de 15%. Entre março de 2021 e 2022 houve uma elevação de 5%.

Analisando a variação das solicitações de seguro-desemprego nas principais cidades da região Centro-Oeste de Minas Gerais entre março de 2021 e março de 2022, nota-se que quatro das cinco cidades demonstraram elevações no requerimento de seguro desemprego. Itaúna registrou, pelo terceiro período consecutivo, a maior elevação anual na solicitação do benefício, 34,38%, seguida pelos municípios de Formiga 33,68%, Pará de Minas 9,9% e Divinópolis 5,25%,

Em âmbito nacional, também foi registrado aumento de 15,1% nos pedidos de seguro-desemprego de fevereiro para março de 2022.

No Monitoramento Econômico da criação de postos de trabalho, fevereiro foi o segundo melhor saldo na criação de empregos formais em um ano com 677 postos, em Divinópolis. Os dados do mês março ainda não foram liberados pelo Caged.

“Apesar da cidade ter registrado uma melhora na criação de novos postos de trabalho, por outro lado a solicitação de seguro-desemprego também ter aumentado, não podemos relacionar os dados um com outro, devido ao prazo de 120 dias que o trabalhador tem para solicitar o benefício após a rescisão do contrato de trabalho. Portanto, não há uma associação direta com o aumento de posto e aumento nos pedidos do seguro desemprego”, esclarece o economista da Vitaltec, Leandro Maia.

Maia ressalta ainda que, apesar do aumento no número de novos postos de trabalho, a economia ainda não aponta para um crescimento consistente.

“A criação de novos postos de trabalhado registrada no início de ano ainda traz uma perspectiva fraca, para dizer que estamos em um crescimento econômico consistente, devido a elevada taxa de juros e inflação, impactando a renda dos trabalhadores. Esses indicadores mostram que a economia ainda não está engrenando. Há muito que se observar, principalmente os fatores macroeconômicos que influenciam o desenvolvimento do mercado de trabalho”, esclarece o economista.

Esse monitoramento realizado pela CDL Divinópolis, com base em análise de dados econômicos secundários, tem o objetivo mostrar o desempenho das atividades econômicas na cidade Divinópolis, através do mercado de trabalho.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/HFJOULsp59F3LF2DNcA85p

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.