Esportes

Governador de Minas Gerais recebe visita do ex-jogador e empresário Ronaldo Fenômeno

Durante encontro, o craque falou da satisfação de investir em Minas Gerais e do futuro do Cruzeiro

O governador Romeu Zema se reuniu, nesta quarta-feira (15/6), em Belo Horizonte, com Ronaldo Nazário de Lima, o Fenômeno, ex-jogador, empresário e sócio majoritário do Cruzeiro Esporte Clube – Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O encontro, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), foi uma visita de cortesia do ex-jogador ao governador.

Zema parabenizou Ronaldo pela decisão de investir no Cruzeiro e de acreditar em Minas Gerais. “A compra de 90% repercutiu no mercado internacional, proporcionando mais visibilidade para Minas. É isso que buscamos para o estado: um local com ambiente favorável para se investir”, disse.

Ronaldo falou dos desafios e do trabalho de reestruturação financeira do Cruzeiro. “Precisamos capitalizar o clube. Teremos oportunidade de fazer muitas coisas para alavancarmos o caixa, uma vez que a marca Cruzeiro é forte. É preciso destacar que o torcedor tem uma grande contribuição neste novo momento. Estamos próximos de atingir 65 mil sócios-torcedores. Quando assumimos, o clube tinha apenas 8 mil”, afirmou.

A gestão do Mineirão, apesar de não ser o assunto principal da visita, foi levada pelos diretores do Cruzeiro ao Governo de Minas. Hoje, o estádio é administrado pela concessionária Minas Arena, que tem contrato até 2037.

Novo modelo  

SAF é um modelo societário, criado por lei, que estabeleceu uma nova política do futebol brasileiro com a criação de normas de governança, controle e transparência. Trata-se de uma empresa específica criada para gerenciar o futebol dos clubes e receber vantagens tributárias e de mercado. Para os clubes que eram associação, como o Cruzeiro, e transformaram em SAF, existe a obrigação de pagar os credores em até dez anos. Existe, também, o dever de quitar 60% das dívidas cíveis e trabalhistas nos primeiros seis anos.

O ex-jogador Ronaldo adquiriu, em dezembro do ano passado, 90% das ações da SAF do Cruzeiro. Sua parte engloba as atividades do futebol do clube (profissional, divisão de base e feminino) e as propriedades das Tocas da Raposa I e II. Os 10% restantes permanecem com a associação, correspondendo aos clubes sociais da instituição.

Carreira

Ronaldo é natural do Rio de Janeiro e foi revelado para o mundo do futebol em 1993 pelo Cruzeiro. Com apenas 17 anos se destacou pelo time mineiro, o que o credenciou para a primeira Copa do Mundo em 1994, onde se sagrou campeão.

Com passagens por grandes times do futebol mundial, como Barcelona, Real Madrid, Milan e Inter de Milão, foi eleito por três vezes o melhor jogador do mundo.

Após deixar os gramados, Ronaldo construiu uma carreira de sucesso como empresário esportivo. Atualmente, ele é dono de dois times de futebol: o Cruzeiro, no Brasil, e o Real Valladolid, na Espanha, equipe que nesta temporada conseguiu acesso para a 1ª divisão do Campeonato Espanhol.

Ele também é sócio majoritário da Octagon Brasil, que cuida e patrocina o marketing de diversos clientes, como NBA, Delta (empresa aérea) e Red Bull. O ex-atleta fundou também a empresa Oddz Network, que visa potencializar o mundo do entretenimento, esportivo e cultural, atuando como uma “empresa holding”, ou seja, ajuda com a influência da marca “patrocinada”.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DECJ9EvW2yz9LXSmIqmVh5

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.