Esportes

Os principais candidatos a artilheiro da próxima Copa do Mundo

Falar em Copa do Mundo é falar de uma série de rituais adotados informalmente em diferentes regiões do Brasil. Um deles (como bem lembra o Nubank em seu blog) é o hábito de decorar as ruas com cores da nossa bandeira. Outro é a realização de bolões entre amigos e colegas de trabalho.

Esses bolões tanto podem se restringir aos resultados dos jogos quanto podem incluir o possível artilheiro da competição. Neste caso, estamos falando de um palpite mais especulativo (quem teria apostado em James Rodríguez em 2014, por exemplo?), mas que nos diz muito sobre quem é quem no futebol atualmente.

O craque brasileiro

Muito vem se falando nos últimos meses sobre a probabilidade de Neymar superar Pelé como o maior artilheiro histórico da seleção brasileira. Após o gol marcado contra o Japão em 6 de junho, o camisa 10 do Paris Saint-Germain chegou a 74 pela Canarinho — apenas três a menos que o Rei do Futebol.

Mas, como observaram Bruno Cassucci e Raphael Zarko há um ano para o GE, Neymar vem sendo mais “arco” (armador) do que “flecha” (finalizador). Por isso, em 10 de junho, a Betway, site de apostas na Copa do Mundo, o avaliou apenas como o sétimo jogador com mais chances de ser o artilheiro do próximo Mundial — o retorno oferecido era de 19,00.

As lendas

Dois dos nomes acima do craque brasileiro nessa lista são lendas: o português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, e o argentino Lionel Messi, companheiro de Neymar no PSG. Ambos vêm de temporadas difíceis, mas, de uma forma ou de outra, deram mostras de que ainda merecem ser levados a sério.

No caso do português, fica a lição da mais recente partida entre Manchester United e Norwich. Mesmo vaiado pelos torcedores de seu próprio time, Cristiano marcou os três gols dos Red Devils na vitória por 3 x 2. E, apesar do mau desempenho da equipe em 2021–22, o camisa 7 terminou a temporada com 24 gols marcados.

Também o argentino, como noticiou Thiago Martinez para o iG, foi vaiado por torcedores de seu time (que culparam principalmente a ele e a Neymar pelo mais recente fracasso na Liga dos Campeões da Europa). Apesar disso, também Messi conseguiu responder aos seus críticos, com grandes atuações principalmente pela Argentina.

Os dois maiores jogadores de futebol dos últimos quinze anos aparecem rigorosamente empatados nas cotações da Betway para a artilharia da Copa do Mundo 2022: em ambos os casos, o retorno oferecido é de 15,00. Isso faz com que o português e o argentino partilhem a quarta posição nesta lista.

Os três favoritos

À frente de todos estão três atletas que têm a seu favor as boas temporadas feitas por seus respectivos clubes (principalmente quando o assunto é quantidade de gols marcados). Estamos falando do francês Kylian Mbappé (do PSG), do inglês Harry Kane (do Tottenham Hotspur) e do francês Karim Benzema (do Real Madrid).

Mbappé, artilheiro da Ligue 1 2021–22, vem de 39 gols marcados em 46 jogos. Kane (artilheiro da última Copa do Mundo) foi novamente o maior goleador do Tottenham em uma temporada. Benzema, por sua vez, com 44 gols em 46 jogos, liderou as listas de goleadores das últimas edições de LaLiga e da Liga dos Campeões.

O retorno oferecido para que o favorito Mbappé seja o próximo Chuteira de Ouro é de 8,50. Em seguida vêm Kane, com 9,00, e Benzema, com 13,00. Para os que estranham ver Kane à frente de Benzema, convém observar a vantagem que o inglês leva por ser inquestionavelmente a referência ofensiva de sua equipe.

A importância de um único jogo

Ao se pensar no possível artilheiro de um Mundial, é normal que se dê preferência àqueles que atuam por seleções mais fortes. Daí o porquê de o polonês Robert Lewandowski — o artilheiro da temporada europeia, como bem lembrou Rafael Reis no UOL — aparecer tão abaixo nas cotações, com um retorno de 41,00.

Por outro lado, muito depende da capacidade de determinado jogador de tirar proveito do confronto de sua seleção contra a mais frágil de seu grupo. Foi assim que o russo Oleg Salenko terminou como um dos artilheiros em 1994, tendo marcado cinco de seus seis gols naquele torneio no jogo Rússia 6 x 1 Camarões.

No caso de Lewandowski, a oportunidade será a partida Polônia x Arábia Saudita, pela segunda rodada. Não é incomum os sauditas serem goleados em uma Copa do Mundo, e é ainda menos incomum o artilheiro polonês marcar mais de um gol por jogo. Eis a combinação perfeita para um atleta tão inclinado a quebrar recordes.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.