ACASP debate trânsito, campanha para pessoas em situação de rua e reforço das ações de segurança pública em reunião itinerante na UNIFENAS

A Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (ACASP) realizou, na manhã desta quarta-feira (08), mais uma reunião itinerante, desta vez nas dependências da UNIFENAS, em Divinópolis. O encontro reuniu representantes das forças de segurança, Poder Público, instituições de ensino, entidades de classe e comunidade para discutir demandas relacionadas ao trânsito, segurança pública, fiscalização urbana e políticas voltadas às pessoas em situação de rua.
Entre os principais temas debatidos esteve a segurança viária. Moradores apresentaram diversas reivindicações relacionadas à infraestrutura urbana, solicitando manutenção de bueiros, limpeza de áreas públicas, melhorias na sinalização e reforço da fiscalização em diferentes regiões da cidade. Também foram relatadas preocupações com acidentes de trânsito, ocupação irregular de espaços públicos e problemas provocados pelo intenso fluxo de veículos de autoescolas em bairros residenciais.
Uma moradora do bairro Liberdade destacou as mudanças ocorridas na comunidade, que, segundo ela, deixou de possuir características predominantemente residenciais em razão da expansão de atividades comerciais. Ela também relatou transtornos provocados por queimadas em lotes vagos, excesso de ruídos, eventos realizados em áreas residenciais e pela circulação constante de veículos de aprendizagem.
Outro destaque da reunião foi a apresentação da campanha “Em Divinópolis, fica na rua quem quer. Aqui tem rede de cuidado e acolhimento”, realizada pelo vereador Matheus Dias. A iniciativa, desenvolvida de forma integrada pela Prefeitura, secretarias municipais, Polícia Militar, Polícia Civil e demais órgãos públicos, tem como objetivo divulgar os serviços disponíveis para atendimento às pessoas em situação de rua, promovendo acolhimento, assistência social, atendimento em saúde e encaminhamento para reinserção social.
Na sequência, um participante da reunião voltou a defender maior fiscalização quanto aos escapamentos adulterados, carros de som e demais fontes de poluição sonora. Também destacou o avanço do projeto de videomonitoramento em Divinópolis, lembrando a confirmação da implantação de 600 câmeras de segurança, além da expectativa pela continuidade do projeto de implantação do sistema com inteligência artificial.
Representando o Centro Socioeducativo, Otávio apresentou os resultados da participação da unidade na quinta edição do projeto nacional “Caminhos Literários”, destacando que adolescentes atendidos pela instituição desenvolveram atividades culturais, oficinas de dança urbana e produção cinematográfica, levando o nome de Divinópolis para uma iniciativa de alcance nacional.
O diretor do Presídio Floramar, Veloso, anunciou que foram concluídas as aquisições dos materiais necessários para a implantação da fábrica de fraldas geriátricas da unidade prisional. O projeto, desenvolvido com apoio da ACASP, contará com a capacitação de quinze custodiados, que produzirão fraldas destinadas às instituições de longa permanência para idosos do município.
Representando o Corpo de Bombeiros Militar, foi apresentada orientação sobre o portal eletrônico de fiscalização da corporação, disponível em fiscalizacaobombeiros.mg.gov.br. A ferramenta permite aos cidadãos acompanhar processos relacionados à segurança contra incêndio e pânico por meio da plataforma GOV.BR.
Ao final, Breno Clementino agradeceu a presença dos participantes e declarou encerrada a reunião.
ACASP – Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública
Instagram: @acaspdivinopolis
A ASSOCIAÇÃO
A ACASP é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada em 1999 para dar apoio aos órgãos de segurança pública do município de Divinópolis. Todos os seus membros trabalham de forma voluntária e não remunerada, em prol de uma sociedade mais segura.
Você também pode se associar à ACASP e contribuir com este projeto por meio do site www.acasp.org.br. Sua doação e apoio são muito importantes para a continuidade deste trabalho.





















