Divinópolis

Academia Divinopolitana de Letras abre vaga para novos acadêmicos

A Academia Divinopolitana de Letras publicou edital para provimento de cadeiras vagas na entidade literária. O Presidente da Academia, Joaquim de Oliveira Medeiros, determinou a abertura de processo de inscrição para provimento, mediante edital publicado no Quadro Público de Editais da Câmara Municipal de Divinópolis, das Cadeiras Nº 13 e Nº 16.
A Cadeira Nº 13 ficou vaga pela renúncia do escritor Alisson Israel Rodrigues e tem como patrono Joaquim Coelho Filho tendo sido instituída pelo primeiro ocupante, o acadêmico Rui Mourão. A Cadeira Nº 16 ficou vaga pelo falecimento da acadêmica Maria da Conceição Elói que foi a primeira ocupante da Cadeira e tem como patrono Olavo Bilac.
As inscrições vão acontecer no dia 11 (onze) de maio, de 10h às 11h, na sede da Academia Divinopolitana de Letras, Avenida Coronel Júlio Ribeiro Gontijo, 311, bairro Esplanada, entrada pelo portão lateral que dá acesso pela Praça dos Ferroviários. O interessado preencherá o “Formulário de Requerimento e Informações” no próprio local indicado acima. O candidato anexará ao Requerimento, o curriculum vitae completo constando, obrigatoriamente, dados pessoais, tais como: nome completo, identidade, CPF, endereço, telefone, títulos, atividades na área da literatura e outras pertinentes. É imprescindível apresentar, pelo menos, um livro impresso editado e publicado e anexar Declaração subscrita por três pessoas, uma das quais deve ser acadêmico, atestando a postura moral e conduta social do candidato na comunidade.
O atual Secretário da Academia Divinopolitana de Letras, Flávio Ramos, explicou que, com a entrega da documentação, o interessado assume implicitamente os compromissos de: a) ter frequência mínima de 2/3 das reuniões e solenidades anuais do sodalício, caso resida em Divinópolis e de 1/3 das reuniões e solenidades, quando residir noutra cidade; b) as ausências dos residentes em Divinópolis, mesmo justificadas, não podem ultrapassar 2/3 das reuniões e solenidades durante o ano e, os residentes em outras localidades, se obriga a enviar semestralmente relatório de suas atividades literárias e culturais no período, sob pena de ser o tempo computado como ausência para fins de exclusão; c) cumprimento das obrigações financeiras, estabelecidas pela Diretoria, certo de que o descumprimento por mais de seis meses importa em exclusão.
Após o recebimento das inscrições, o presidente da ADL designará Comissão Especial, composta de três membros para, em 15 dias elaborar parecer no qual examina a coerência e validade da documentação apresentada pelo candidato, que, se incompleta ou irregular importa em nulidade absoluta da inscrição e, no mesmo parecer, examinar a qualidade da obra apresentada, que, lida no plenário do sodalício, não o obriga a seguir a conclusão exarada. A documentação e a obra apresentada, especialmente no dia da eleição devem ser abertas ao exame dos acadêmicos efetivos.
A eleição para escolhas dos candidatos a ocuparem as vagas abertas na Academia Divinopolitana de Letras acontecerá em reunião sigilosa designada pela presidência da ADL, vedada a presença de pessoas alheias ao corpo efetivo de membros do sodalício, inclusive os interessados. A reunião de votação terá o seguinte roteiro: a) abertura pelo presidente; b) leitura do parecer da comissão e debates; c) votação secreta com cédulas de ‘sim’ ou ‘não’. O parecer da Comissão, se desfavorável, deverá ser arquivado em pasta especial, não podendo ser divulgado e, se favorável, deverá ser arquivado na pasta do eleito. Não há recurso de qualquer dos atos de inscrição e admissão do interessado. Os casos omissos no edital se resolvem pela Diretoria em decisão terminativa.

NOVA DIRETORIA
A Academia Divinopolitana de Letras também terá renovação de sua diretoria em 2024. A entidade abriu o seu processo sucessório interno com a publicação do regulamento da eleição no Quadro de Publicação da Câmara Municipal de Divinópolis. O atual Presidente, Joaquim Medeiros, nomeou a Comissão Eleitoral formada pelos acadêmicos: Fernando Teixeira, Humberto Lara e João Carlos Ramos.
Seguindo a tradição do consenso para escolha da nova Diretoria, foi inscrita uma única chapa tendo como candidatos a Presidente Augusto Fidelis, Vice-Presidente Flávio Ramos, Secretário Geral Paulo Milagre, Primeiro Secretário Ernane Reis, Segunda Secretária Patrícia Laudares, Primeiro Tesoureiro Arnaldo Mesquita, Segundo Tesoureiro Welber Tonhá.
A eleição está marcada para ser realizada na reunião ordinária do dia 04 de maio do corrente ano e a posse da nova diretoria da ADL na Sessão Solene de Junho quando se comemora a data de fundação da entidade literária divinopolitana.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.