Divinópolis

Alunos do curso de Moda da Una Divinópolis promovem ações de conscientização sobre a produção de roupas

Os alunos do curso de moda da Faculdade Una Divinópolis, estão promovendo nessa semana algumas ações de conscientização sobre a moda. O objetivo é pensar a moda de maneira sistêmica, destacando e problematizando as intersecções do setor com as questões climáticas, raciais e de gênero.

As ações estão ocorrendo na faculdade, de forma online e também em supermercados da cidade. O propósito central é debater e repensar, colaborativamente, o que significa fazer parte da revolução. Para o professor do curso de moda da Una, e organizador das propostas, Wagner Almeida, ações como essas são essenciais para redefinir o que é ativismo e pensar propostas na área da moda que coloquem o planeta e as pessoas em primeiro lugar. “É a oportunidade para questionar as práticas convencionais da indústria atual e impulsionar mudanças em direção a um modelo de produção que assegure os direitos humanos e da natureza” explica.

Além disso, está ocorrendo uma campanha de arrecadação de roupas para serem doadas a instituições carentes de Divinópolis. As doações poderão ser feitas até o dia 23/04 na portaria da faculdade, localizada a R. Cel. João Notini, 151, Centro.

Sobre a Fashion Revolution

A Semana Fashion Revolution é um marco anual no ativismo da moda global. Seu objetivo é ampliar a conscientização sobre os impactos sociais e ambientais da indústria da moda, além de fomentar a mobilização de diversos atores sociais em prol de mudanças positivas no setor. Motivada pela data que remete à tragédia na fábrica Rana Plaza, em Bangladesh, ocorrida em 24 de abril de 2013 e que vitimou mais de 1.100 trabalhadoras e trabalhadores da moda, a campanha de nível nacional se estende por 10 dias, de 15 a 24 de abril, oferecendo diversas ações ativistas, debates e eventos que impulsionam o potencial revolucionário da moda.

Em 2024 o movimento adota o tema “Como Revolucionar a Moda”, inspirado no trabalho e nas iniciativas da comunidade global de ativistas da moda.

É possível acompanhar o movimento utilizando as hashtags #QuemFezMinhasRoupas, #DoQueSãoFeitasMinhasRoupas e #ACordeQuemFezMinhasRoupas.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.