Divinópolis

Celebração da Festa de Pentecostes atrai dezenas de fiéis em Divinópolis

Foi realizado neste domingo a missa da Festa de Pentecoste no Morro da Gurita na Cruz de Todos os Povos, em Santo Antônio dos Campos (Ermida).

A missa foi concelebrada por franciscanos, entre os quais estavam presentes os freis Leonardo Lucas Pereira, Eliseu Tijdink e Jacir de Freitas. A festividade também contou com a participação dos grupos de folia do Divino do Marim, bairro Dona Quita, da família do Quincas Tavares, dos povoados de Amadeu Lacerda, Branquinhos e Lopes e do distrito de Antunes, Igaratinga.

Antes da celebração houve a concentração das amazonas e dos cavaleiros que integraram a cavalgada até o morro da Gurita. Representantes de 16 comunidades rurais também participaram da solenidade, simbolizando os sete dons e os nove frutos do Espírito Santo. Após a celebração uma mesa de café foi servida para os fiéis presentes. A missa também integra as festividades de 111 anos de Divinópolis e a abertura das comemorações do centenário da chegada dos franciscanos a cidade em 1924.

Pela tarde, outra missa festiva foi celebrada por frei Leonardo Lucas Pereira, na capela do Divino Espírito Santo do povoado de Jararaca. Amazonas e cavaleiros participantes da cerimônia, partiram em cavalgada de Amadeu Lacerda.

A festa do Divino Espírito Santo é uma tradição muito antiga e ligada à Igreja Católica, que veio de Portugal para o Brasil no início do século XVI e passou a ter maior difusão a partir do século XVII. É marcada pela esperança de nova era, com igualdade e prosperidade para os seres humanos. O principal símbolo utilizado na Festa do Divino Espírito Santo é a pomba branca, que representa a ave mensageira e possuidora dos sete dons.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.