Divinópolis

Conselho da Mulher Empreendedora de Divinópolis é parceiro em ações sociais no mês de conscientização do autismo

Treinamento e sessão de cinema inclusiva fazem parte das ações de mobilização da comunidade

Abril é o mês de conscientização do autismo. Com o propósito de mobilizar a população sobre o tema, o Conselho da Mulher Empreendedora da ACID, a Oficina do Brincar e outros parceiros estão unidos na realização de diversas atividades. Nos dias 16 e 19 de abril, no auditório da Associação, foi realizado pela Oficina do Brincar “Curso de acompanhante terapêutico – AT” para profissionais da Ong Céu Azul e para Comunidade Servos da Cruz.

Na programação de ações consta no próximo sábado (20/04), às 10h, uma sessão de cinema inclusiva e  contação de histórias no local. Os interessados deverão retirar os convites na Oficina do Brincar (Av. Antônio Olímpio de Morais, 576). Também estão sendo distribuídos gratuitamente cordões de identificação para crianças com autismo, na sede da Oficina do Brincar,  e divulgados vídeos informativos pelo Jornal Agora.  Escolas do município, que tiveram interesse em levar o treinamento gratuito para orientação dos professores e alunos, poderão também entrar em contato com a Oficina do Brincar pelo telefone (37) 99828-8877.

Ana Fernanda Galvão, terapeuta ocupacional e diretora clinica da Oficina do Brincar, ministrou o treinamento na sede da ACID

Ana Fernanda Galvão, terapeuta ocupacional,  fundadora e diretora clínica da Oficina do Brincar,  ministrou o treinamento na sede da ACID. A profissional destacou que com o crescimento dos diagnósticos a pessoa com autismo está cada vez presente nos contextos escolares e de trabalho, logo é  fundamental a preparação para recebê-los, de uma forma inclusiva. “Esse treinamento é importante para o manejo, para aumentar as possibilidades dessa pessoa estar inserida socialmente”, comentou.

A profissional destacou que é fundamental ações para conscientização da população. “O conhecimento é libertador, quando entendemos que essa pessoa vai muito além de um diagnóstico, que ela tem potencialidades, habilidades, ela é capaz, a gente consegue fazer essa inclusão de uma forma muito mais efetiva”, disse.

Ong Céu Azul

Escarlete Neves, presidente da Ong Céu Azul e mães de três crianças autistas, agradeceu a parceria das instituições, que viabilizou a realização do treinamento na sede da ACID.  “Quero agradecer à ACID, ao Conselho da Mulher Empreendedora, à Oficina do Brincar, Ana Fernanda, a todos os envolvidos, que proporcionaram muito mais que dois dias de conhecimento, para mim é uma imersão. A inclusão tem muito ainda a ser feito e com a união de todos vocês foi possível a realização desse momento tão prazeroso e rico de conhecimento”, declarou.

Escarlete explicou que a Ong Céu Azul tem mais de 12 anos de fundação e atende a crianças com espectro autista e oferece suporte às famílias. Hoje 78 crianças são atendidas no local. “Oferecemos de forma gratuita para todas as crianças da nossa comunidade o atendimento humanizado, mais digno. Temos profissionais da equipe multidisciplinar, o acolhimento para os pais, que muitas vezes chegam para nós totalmente fragilizados por não saberem aonde trilhar com essa criança com diagnóstico. E nós da Ong ajudamos, facilitamos para que essa caminhada se torne mais leve”, explicou.

Para saber mais informações sobre o perfil da Ong Céu Azul nas redes sociais: @ceuazulautismo

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.