Divinópolis

Lançamento de nova identidade visual da Diocese e encontro com agentes da Pascom aconteceu na Cúria no último domingo

Aconteceu, no último domingo (28/04), o Encontro do Povo de Deus, com a presença  de 91 agentes da Pastoral de Comunicação, na Cúria Diocesana. O evento iniciou às 8h, com a acolhida credencimento e café para os participantes do encontro, seguido de momento de espiritualidade na Capela da Cúria com a reflexão a partir do texto bíblico do 5º Domingo da Páscoa. O texto do evangelista João, nos toca a imagem da videira e dos ramos, como imagem da intimidade e comunhão que precisa existir entre Cristo e os seus discipulos.

Após a oração e partilha os participantes do evento foram conduzidos para uma foto oficial. Na sequência, junto ao espaço multi-uso da Cúria, foram dadas as orientações. Gabriel Estevam, Fábio  e Breno Bianchini fizeram o lançamento e explicação do guia da nova marca da Diocese de Divinópolis, processo que que foi acompanhado por Dom Geovane Luís e Pe. Luis Fernando. Com o objetivo de sintetizar todos os valores fundamentais de nossa Igreja particular em um símbolo, único, distintivo e expressivo. Promovendo então uma melhor aplicabilidade para nossa comunicação diocesana em suas diversas ações e peças digitais e físicas, como programação de novenas, materiais de comunicação digital, sinalizações, banners, faixas, entre outros itens que compõe o universo da comunicação. A nova identidade visual se inspira nos traços de nossa catedral diocesana, que é o coração desta porção do povo de Deus. Sua arquitetura traz os característicos vitrais, formas orgânicas e linhas retilíneas. Tais aspectos definiram um belo norte criativo e estético para a equipe que desenvolveu o projeto: Gabriel Estevam que desenvolveu toda a estrutura do projeto da nova marca, como tipografia, cores, guias e aplicações e Fabio Habemus que desenhou a símbolo gráfico da marca, e Breno Bianchini de Melo que desenvolveu o vídeo de apresentação.

O primeiro momento de diálogo foi conduzido por Dom Geovane Luís, bispo diocesano, que foi acolhido por todos os presentes e explanou sobre os documentos do Concílio Vaticano II, dando enfoque ao decreto Inter Mirica, que tematiza sobre os Meios de Comunicação Social, além de apresentar os rumos e direções para a Igreja Diocesana e as pastorais, como lugares de anuncio do Evangelho.

O segundo momento foi conduzido por Pe. Lúcio Camargos, coordenador Diocesano de Pastoral, que trouxe um olhar sobre as instâncias de governo, pastoral e de organização da Diocese. Momento de interlocução para que todos os presentes pudessem compreender os espaços e areas de evangelização espalhados pelos 25 municipios que compoem a Diocese de Divinópolis.

Já o terceiro momento foi conduzido por Padre Luis Fernando, assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação que apresentou a realidade da Pastoral pós-pandemia e alguns procedimentos importantes para o envio de material para divulgação na Diocese e também o recebimento de materiais para serem partilhados junto as Pároquias e comunidades.

A Assessoria geral do evento que aconteceu no final da manhã e início da tarde teve a presença de Janaína Santos. Ela é formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestra em “Comunicação, Estudos da Recepção e Culturas”, e também especialista em “Comunicação Estratégica” e “Comunicação e Culturas” pela Universidad Católica del Uruguay. Há mais de duas décadas, dedica aos estudos, pesquisas e consultorias em comunicação religiosa, com experiência em assessorias e na Pastoral da Comunicação. Atualmente, ocupa o cargo de Gestora de Marketing e Comunicação no Centro de Formação do Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (CELAM) e é Assessora de Comunicação da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). Em 2022, desempenhou o papel de jornalista correspondente no Vaticano, em Roma, durante a Visita Ad Limina Apostolorum dos Regionais Leste 2 e 3, com o Papa Francisco. Foi vencedora do prêmio de comunicação da CNBB, “Dom Helder Câmara” , na Categoria Revista, em 2021 e 2022.

O tema geral da assessoria foi a Pastoral da Comunicação num olhar abrangente, especialmente sobre a sua origem, importância, implantação, eixos organizativos. A necessidade de visita aos documentos magisteriais e conciliares, além de sugestoes para a construção de um plano de trabalho diocesano e paroquiais, levando em conta a realidade e necessidade de cada localidade. As plataformas digitais, os algoritmos e a inteligência artificial – tema da Mensagem do Papa Francisco para o Dia das Comunicações Sociais – tiveram espaço das discussoes com a assessora.

O Encontro com o Povo de Deus teve ainda um espaço de diálogo e conversa no Espírito para a escolha dos novos leigos referenciais junto às foranias, bem como uma pequena discussão para levantamento de pontos positivos e negativos para a Comunicação Diocesana e a articulação da Pastoral da Comunicação.

Fotos: Vinicius Souza e Elias Hanke

No link abaixo, você consegue baixar o guia e a nova marca da Diocese de Divinópolis.

Projetos Graficos da Nova Marca da Diocese – Clique Aqui

https://drive.google.com/drive/folders/1EPRXlRgug69EntyO82r3bAEXZVvnuWLr?usp=sharing

Guia da marca – Diocese de Divinópolis – Clique aqui

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.