Divinópolis

Orgulho Divinópolis homenageia divinopolitanos que fazem parte da história do município

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (26/5), a solenidade de entrega do certificado Orgulho Divinopolitano da Prefeitura de Divinópolis. Este evento integra o calendário de festividades pelos 110 anos de emancipação político-administrativa do município.

A cerimônia, realizada pela Secretaria Municipal de Governo (Segov), aconteceu no auditório do hall do 5º andar do Centro Administrativo e contou com a presença dos homenageados, seus familiares, autoridades e servidores municipais. Também esteve presente o Capitão Cunha, representando a comandante do 10º batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Amanda Cristina Miranda. 

Nesta edição, foram homenageados como “Orgulho Divinopolitano” os cidadãos que, à sua época e à sua maneira, enriquecem Divinópolis com os seus feitos. Foram homenageados: o ex-vereador Antônio de Lisboa Paduano Pereira, o ex-prefeito Aristides Salgado dos Santos, o bispo diocesano Dom José Carlos de Souza Campos, a ex-vereadora Ivone Gomes Guimarães, o escultor primitivista Jadir João Egídio, a carnavalesca Dona Oralda Andrade Rosa e a colunista Zélia Brandão Vieira. 

O secretário de Cultura, Diniz Borges, destacou que os homenageados são representantes da história do município.  “Vocês formaram, montaram e construíram uma história e foi com amor que vocês fizeram isso por Divinópolis. É com amor que que nós hoje, da Administração Municipal, queremos retribuir, tudo que fizeram de alguma forma durante esses 110 anos”, destacou. 

O assessor especial de Governo e secretário interino de Educação, Fernando Henrique Costa, falou sobre a importância da contribuição dessas pessoas para Divinópolis ser o que é hoje. “Nós temos pessoas que representam religião, a cultura e a política, são pessoas que em tempos distintos deram sua contribuição para a nossa cidade. Só temos a agradecer porque vocês se dispuseram a contribuir para que Divinópolis se desenvolvesse”, ressaltou. 

De acordo com o prefeito Gleidson Azevedo, todos os presentes são exemplos a serem seguidos pelo que fazem pelo município. “Essa homenagem é feita de todo coração para vocês, que já contribuíram bastante por Divinópolis. Eu espero que, nesses dois anos que temos pela frente, possamos deixar a cidade melhor que pegamos. Que consigamos atingir pelo menos um por cento do que vocês já fizeram. A cidade é nossa e estamos aqui por ela”, enunciou. 

A servidora da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Priscila Bernardo, abrilhantou o evento cantando o Hino de Divinópolis e outras canções para os convidados.

As homenagens 

O primeiro homenageado foi o ex-vereador Antônio de Lisboa Paduano. Entre os vários projetos e indicações feitas durante seus mandatos, sempre buscou melhorias de vida para toda a população divinopolitana, mas especialmente para os moradores de Santo Antônio dos Campos, local conhecido como Ermida, de onde o ex-vereador é natural. 

Em seguida, o certificado foi entregue para o ex-prefeito Aristides Salgado. Ele, que também é arquiteto, foi prefeito de Divinópolis por dois mandatos. Sua atividade profissional é articulada entre o escritório de arquitetura, a política social e a vida acadêmica. 

Logo após, Dom José Carlos, representado pelo pároco da Catedral do Divino Espírito Santo, padre Paulo Sérgio, foi o homenageado. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco em 26 de fevereiro de 2014 como bispo da Diocese de Divinópolis e em 25 de maio do mesmo ano, foi ordenado e tomou posse de seu cargo. É, atualmente, presidente da região leste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

A quarta a receber o cerificado de orgulho divinopolitano foi a ex-vereadora Ivone Gomes. Ela se destacou como a primeira mulher a ocupar um cargo eletivo na câmara municipal de Divinópolis. Sua vocação política tem fundo religioso e base fundamental no direito. 

Jadir João Egídio, foi outro homenageado durante a cerimônia. Exerce seu ofício de escultor, já tendo produzido mais de 500 peças em sua oficina doméstica. Atualmente, seu trabalho tem sido objeto de crescente procura pelos grandes centros de arte em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

Em seguida, Dona Oralda Andrade foi quem recebeu o “Orgulho Divinopolitano”. Atualmente, aos 98 anos, ela é a carnavalesca mais antiga da cidade. Dona Oralda foi uma grande representatividade no carnaval da nossa cidade, sendo porta bandeira ao lado de seu falecido marido Antônio Venâncio (Nonô do carnaval). 

A última homenagem do evento foi entregue à colunista Zélia Brandão. Além da simpatia, ela é destaque de empreendedorismo na sociedade, fazendo por merecer tantas e justas homenagens. Promoveu por 15 anos consecutivos o baile de grande porte “pré-carnavalesco Zélia Brandão”, além de assinar uma coluna no jornal Agora. 

Ao final da solenidade, Priscila encantou novamente a todos com mais uma apresentação de seu repertório.

Fonte: Prefeitura de Divinópolis.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/D7HsZBRMV7Z1R7CsIyOcei

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.