Divinópolis

Teatro Municipal Usina Gravatá exibe documentário sobre manifestações culturais tradicionais em Divinópolis

Evento gratuito e aberto ao público acontece na terça, 20/06, a partir das 19h30, e conta com a presença de integrantes da Guarda.

Adão Máximo, capitão da Guarda, no canto de reza onde pede proteção à comunidade.
Belo Horizonte, 16 de junho de 2023 – As memórias ligadas a manifestações do patrimônio cultural imaterial brasileiro são mote do documentário Mineiridades, que terá exibição comentada e gratuita na terça, 20/06, às 19h30, no Teatro Municipal Usina Gravatá (Alameda Dr. Waldemar Rausch, s/nº – Santa Clara). O média-metragem, produzido pela AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, gira em torno de grupos culturais do interior de Minas Gerais e da região de fronteira do estado, percorrendo os sentidos e significados das manifestações para seus integrantes. A produção conta com leitura em Libras e recursos de audiodescrição.


Em Contagem, Divinópolis, Ibirité e Divinópolis, o filme conta as histórias das Guardas de Marujos, Congo e Moçambique. Dançantes, Capitães, Reis e Rainhas revivem suas memórias e falam de sua ancestralidade e da devoção à Nossa Senhora do Rosário. Em Divinópolis, quem participa é a Guarda de Moçambique de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário do Capitão Adão Maximo Moreira de Divinópolis.
A sessão será comentada por Padre Mauro Luiz da Silva, coordenador do Projeto NegriCidade e Curador do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos – Muquifu, sediado em Belo Horizonte, juntamente com o mediador convidado Professor José Heleno Ferreira do Instituto Histórico e Cultural do Centro Oeste.

As Folias de Reis são outro patrimônio imaterial de Minas Gerais abordado no documentário. Nas cidades de Campos Altos, Santa Luzia e Uberaba, as foliãs e os foliões percorrem ruas, casas e igrejas com suas companhias, representando os Santos Reis e saudando o nascimento do menino Jesus. Por fim, o média-metragem chega a Três Rios (RJ), na fronteira com Minas, em que o Grêmio Musical Primeiro de Maio, fundado em 1910, por ferroviários, mantém até hoje sua vocação para o ensino da música.
Entre os meses de maio e junho, as oito cidades envolvidas na produção recebem exibições do documentário gratuitas e abertas ao público. O projeto é realizado pela Agência de Iniciativas Cidadãs, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da VLI Logística. Em Divinópolis, a mostra do documentário conta com o apoio Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e da Coordenação de Extensão da UEMG Divinópolis, envolvendo o Grupo de Estudos e Pesquisas das Poéticas do Cotidiano (EPCO) e o Cemud/Portal EmRedes.

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/D7HsZBRMV7Z1R7CsIyOcei

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.