Esportes

Equipe Sub-20 do Cruzeiro encerra temporada com título do Estadual e conquista inédita da Copa do Brasil

O Cruzeiro começou a temporada 2023 com um objetivo claro para as categorias de base: dar sequência ao trabalho, iniciado ainda após a chegada da SAF, de integração entre as categorias, que visa o desenvolvimento individual e a percepção coletiva dos atletas. Foi colhendo frutos do dia a dia que os resultados se converteram em títulos. A equipe Sub-20 encerrou o ano com chave de ouro, conquistando duas das quatro competições disputadas em 2023.  

Na última quinta-feira (12), os Crias da Toca levantaram a taça do Campeonato Mineiro, após bater o Coimbra nos pênaltis, em jogo na Toca da Raposa 2. Três dias depois, na manhã de domingo (15), foi a vez de erguer o troféu da Copa do Brasil da categoria, vencendo o Grêmio no Mineirão, por 2 a 0.  

A conquista do campeonato estadual, pelo segundo ano consecutivo, representou a força do elenco e foi exemplo de muita luta e entrega, que culminou no 19º título do Cruzeiro na história da competição de base. Já a vitória diante do time gaúcho resultou no troféu inédito da Copa do Brasil Sub-20 e foi digno de um novo recorde estadual. No Mineirão, 14.143 torcedores Celestes acompanharam a vitória da Raposa, configurando o maior público já registrado em paridas das categorias de base em solo mineiro. 

Com o triunfo da Copa do Brasil, o Cruzeiro bateu mais um importante número, sagrando-se o maior campeão de competições nacionais da categoria Sub-20, organizadas pela CBF. Já são quatro Campeonatos Brasileiros Sub-20 (2007, 2010, 2012 e 2017) e, agora, uma Copa do Brasil (2023).  

Na temporada, o clube disputou, ainda, outras duas competições. No início do ano, mesmo com o elenco mais jovem da Copa São Paulo de Futebol Júnior, os Crias da Toca avançaram até as oitavas de final, onde foram eliminados pelo Sport. Já no Campeonato Brasileiro 2023, disputado entre março e maio deste ano, a Raposa encerrou a sua participação na 6ª posição do Grupo B. 

Em números gerais, o time Sub-20 da Raposa entrou em campo 43 vezes em 2023. Foram 29 vitórias, seis empates e apenas oito derrotas. Os Crias da Toca demonstraram força no ataque e balançaram as redes 124 vezes na temporada, sem abrir mão do poder defensivo, sofrendo apenas 52 gols. Os artilheiros da Raposa foram Fernando, com 26 gols, Henrique Rodrigues, que marcou dez vezes, e Japa, com oito gols. Os líderes de assistências foram Gui Meira, com 14 passes decisivos, Robert e Fernando, cada um com dez assistências para gol.  

A conquista da Copa do Brasil 

O pontapé inicial da Raposa na competição nacional foi no dia 16 de agosto, contra o Ceilândia, na Arena Vera Cruz, em Betim. A equipe Sub-20 do Cruzeiro se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil ao eliminar o time do Distrito Federal por 4 a 0, com gols de Fernando, Henrique Rodrigues e João Pedro (2).  

O adversário seguinte foi o já conhecido América-MG. Dessa vez, em jogo de ida e volta, os Crias da Toca bateram o rival mineiro por 2 a 0 nas duas partidas. No primeiro jogo, os gols foram marcados por Fernando e Henrique Silva; na partida de volta, Japa e Arthur ampliaram a vantagem. 

Classificado para as quartas de final, o Cruzeiro enfrentou o Sampaio Corrêa. No jogo de ida, no Castelão, em São Luís (MA), os Crias da Toca empataram em 1 a 1. O gol da Raposa foi marcado por Henrique Rodrigues, em um chute do meio do campo. Na partida decisiva, vitória por 2 a 0, em casa. Arthur e Robert garantiram a classificação à semifinal. 

À frente, outro grande rival: o Fluminense. Mais uma vez os Crias da Toca demonstraram que entraram para vencer a competição. No Rio de Janeiro, vitória por 3 a 2, de virada, com gols de Henrique Rodrigues, Ítalo Isaac e Robert. Na Arena do Jacaré, a Raposa segurou o empate por 2 a 2 e garantiu a vaga na tão aguardada final. Os gols foram anotados Henrique Rodrigues e Vitinho. 

Maior vencedor da Copa do Brasil no profissional, o Cruzeiro buscava o título inédito da competição na categoria Sub-20. E o adversário seria outro grande campeão, o Grêmio. Por fazer a melhor campanha até então, os Crias da Toca puderam decidir o título em casa, no Mineirão, diante da Nação Azul. Em jogo de muita emoção, Fernando marcou duas vezes e consolidou a vitória. Na tarde de domingo (15/10), a taça ficou em Minas Gerais. 

Caminho até a taça do Mineiro 

Entre maio e outubro, os Crias da Toca disputaram o Campeonato Mineiro, dividindo as atenções com a Copa do Brasil. Foram 15 rodadas na primeira fase, e a Raposa terminou na liderança, somando 34 pontos em 14 partidas. Foram 11 vitórias, um empate e apenas duas derrotas, com 51 gols marcados e 12 sofridos (aproveitamento de 81%). 

Nas quartas de final, o Cruzeiro passou pelo Betim Futebol, vencendo por 5 a 1 em casa e empatando em 1 a 1 no jogo da volta. Na fase seguinte, os Crias da Toca enfrentaram o maior rival, o Atlético-MG. Apesar da derrota por 3 a 1 na primeira partida, a Raposa devolveu o placar na Toca da Raposa 2 e levou a disputa para os pênaltis. Nas cobranças alternadas, vitória por 4 a 1. 

A grande final também foi marcada pela superação. Disputando a Copa do Brasil simultaneamente, o Cruzeiro teve pouco tempo para treinar e se recuperar entre as partidas. No jogo de ida, os Crias da Toca sofreram revés por 2 a 1, fora de casa. Já na Toca da Raposa 2, venceram por 1 a 0 e a decisão ficou para os pênaltis. Brilhando a estrela do goleiro Otávio, a Raposa ergueu a taça vencendo por 4 a 1. Foi o segundo título consecutivo do Mineiro, e o 19º na história. 

Fonte: Assessoria Cruzeiro

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/KgP83rc41UWBYoi1HQ7Ya7

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.