Minas Gerais

Ação social com mulheres marca aniversário de 16 anos da Lei Maria da Penha em Governador Valadares

Para marcar os 16 anos da Lei Maria da Penha, celebrados no último domingo, 7 de agosto, o Grupo de Articulação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Governador Valadares (GAR/GV), do qual o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) faz parte, promoveu no sábado, 6 de agosto, uma ação voltada para as mulheres: a “Ação Social com Elas”.

Realizada na Escola Estadual Bom Pastor, no bairro Altinópolis, das 9h às 12h, a iniciativa integrou a programação do movimento Agosto Lilás, que tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre importância da luta pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher. 

O evento de sábado contou com roda de conversa, escuta solidária, varal solidário, maquiagem, corte de cabelo, vacinação contra gripe e covid, audiências, orientações sobre os direitos das mulheres e atividades com o público infantil. Cerca de 100 pessoas atuaram como colaboradores.  

GOV_AcaoSocialElas_NOTICIA.jpg

De acordo com a promotora de justiça de Governador Valadares e coordenadora do GAR/GV, Carla Regina Goulart Salaro Duvanel, a iniciativa – que está em sua terceira edição – cumpriu bem o objetivo principal de orientar as mulheres e o público, em geral, sobre os diversos aspectos da violência doméstica e familiar. “A ação promoveu também a aproximação da rede com a comunidade. Esse contato mais próximo é muito importante para que as mulheres tenham conhecimento de como funcionam os serviços de atendimento à mulher, de onde fica o Ministério Público, o Judiciário e outros órgãos da rede de atendimento”, avaliou. 

GOV_AcaoSocialElas_NOTICIA 2.jpg

Ainda de acordo com a promotora, ações sociais como essa são fundamentais para que os casos de violência saiam da invisibilidade. “Muitas meninas e mulheres não se enxergam em situação de violência, pois acham que violência é só física. Por isso, é fundamental abordar o tema com adultos e também com crianças”. 

GOV_Ação social com Elas_NOTICIA3.jpg

Além do MPMG, integram o GAR/VD a Defensoria Pública de Minas Gerais, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, as Polícias Civil e Militar, as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação de Governador Valadares, o programa Central de Acompanhamento de Alternativas Penais, o Conselho Municipal da Mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil, a unidade da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares e o Conselho Comunitário de Segurança Pública. 

Fonte: Ministério Público de Minas Gerais

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.