Minas Gerais

Alunos de Coqueiros lançaram 20 livros contando suas histórias em Pitangui

Quem lê, abre-se para o mundo. A leitura abre possibilidades. É um mergulho a outras realidades fictícias ou reais. Mas se além de ler fosse possível ser autor da própria história? Dar asas à imaginação e ser conduzido pelo mundo dos livros? Essa doce experiência foi vivida por 20 alunos, do 1º período ao 5º ano, da Escola Municipal de Coqueiros na zona rural de Pitangui.


Esses alunos, de 04 a 10 anos, participaram do projeto “Eu Autor” que tem o objetivo de aproximar os estudantes dos livros e despertar o gosto pela leitura. O projeto estimula a sensibilidade e a imaginação. Além, é claro, de contribuir na alfabetização das crianças e no enriquecimento do vocabulário e raciocínio.


Para isso, em sala de aula, os alunos participaram de várias atividades que estimulavam a criatividade e o desenvolvimento de história. Cada um dos 20 alunos que participaram desse projeto teve a oportunidade de escrever a sua história e cada uma delas deu origem a um livro diferente.


“Essa foi uma iniciativa muito bacana. Tinha criança com dificuldade para ler e escrever e com esse projeto, com a produção dos livros, eles ficaram mais motivados. É um ganho muito grande e tenho certeza que escola contribuiu para a formação de novos leitores”, conta Luana Ribeiro – coordenadora da Escola Municipal de Coqueiros.


Os alunos do primeiro e segundo período, que ainda não sabem ler, contaram suas histórias através de desenhos que eles mesmos fizeram e coloriram. As crianças maiores escreveram suas histórias e também fizeram a ilustração do livro.


O projeto teve a participação da fundação de Jovens Com Uma Missão, JOCUM, que capacitou as professoras para desenvolverem, em sala de aula, o “Eu Autor”. Cada aluno terá direito a cinco livros impressos. Em dezembro será realizada a culminância do projeto que reunirá a comunidade escolar, e convidados, para uma noite de autógrafos.


A Escola de Coqueiros estava desativada a vários anos, com isso os alunos dessa comunidade rural eram obrigados a levantarem mais cedo todos os dias e deslocar, no transporte escolar, cerca de 40 km diários (ida e volta) para estudarem em outra escola. Em outubro a prefeita Maria Lúcia Cardoso reinaugurou a escola de Coqueiros que passou por uma ampla reforma.


“Nos orgulha muito ver nossos alunos envolvidos com esse projeto de estímulo à leitura. Tenho certezas que outras iniciativas, igualmente importantes, ocorrem por todo Rede de Ensino Municipal. Da nossa parte – seja construindo, reformando ou mobiliando os prédios escolares – damos condições para que esses projetos ocorram da melhor forma e contribuam para elevar o padrão de ensino em Pitangui”, pontua Maria Lúcia.

Fonte: Prefeitura de Pitangui

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.