Minas Gerais

Ao completar um ano de funcionamento, “Equoterapia” atende a dezenas de pessoas em Pitangui

Uma ação pioneira na região Centro-Oeste de Minas completa um ano de execução em Pitangui transformando vidas. Trata-se da “Equoterapia” que atende crianças, a partir dos dois anos, até jovens e
adultos.


Introduzida pela prefeita Maria Lúcia Cardoso em Pitangui, a Equoterapia é indicada para pessoas
com autismo, síndrome de down; paralisia cerebral; derrame; esclerose múltipla; hiperatividade entre outras situações. A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo, por meio de uma abordagem interdisciplinar, que busca o desenvolvimento biopsicossocial do atendido com vista a uma melhor qualidade de vida.


A Equoterapia é um tratamento inovador, introduzido pela Prefeitura, que tem mudado a realidade de
54 pessoas assistidas; dando-lhes uma nova perspectiva de vida.


“Essa foi a nossa intenção ao buscarmos esse projeto e instalá-lo em Pitangui. Acreditamos que ele
está sendo importante para oferecer uma melhor qualidade de vida para as pessoas assistidas e suas
famílias. Resultados que conseguimos mensurar e que estão presentes nos sorrisos e nos olhares de todos que são beneficiados com a Equoterapia”, pontua a prefeita Maria Lúcia Cardoso.


Para atender a todo o público assistido, os trabalhos são conduzidos por uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeuta, psicólogo, pedagogo e equitador. Todos os profissionais envolvidos neste serviço possuem curso especializado em Equoterapia certificado pela ANDE (Associação Nacional de Equoterapia).


A melhora no quadro respiratório dos pacientes é um dos benefícios obtidos com a Equoterapia.
Somado a isso, o paciente acaba tendo número e dias de internações menores. São menos dias internados e com isso são menores os riscos numa eventual internação.


“A Equoterapia tem surtido bastante efeito na minha filha. Graças a Deus ela tem estado mais calma.E o mais importante que eu tenho visto na Equoterapia é o amor das pessoas que trabalham nesse projeto. É um trabalho excepcional que acontece em Pitangui”, relata dona Clarice Bueno mãe da Samara uma das assistidas do Projeto. Ainda segundo a Dona Clarice, a Equoterapia é um momento de prazer e de interação. “Eu sou mãe, eu tenho visto, quando chega a hora de ir a Samara fica numa felicidade. Apesar de não falar, ela expressa”, conclui.


O serviço de Equoterapia é realizado no Parque de Exposições. Com uma média de 200 atendimento
por mês sempre entre segunda e quarta-feira. Esse serviço é oferecido, gratuitamente, a população pela
prefeitura de Pitangui.

Fonte: Prefeitura de Pitangui

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.