Minas Gerais

NOVOS AGENTES DE ENDEMIAS DE PITANGUI PASSARAM POR TREINAMENTO

          Os novos agentes de endemias vão reforçar a equipe que já faz o enfrentamento a dengue e outras arboviroses em Pitangui. Para isso, os 13 novos agentes comunitários de endemias, na última semana, receberam um treinamento completo ministrado pelo Rogério Rocha, técnico da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis.

          Foram quatro dias de curso teórico e prático, em que os novos agentes foram a campo com a equipe de Endemias.  Durante a parte prática, os agentes fizeram as visitas domiciliares parra praticarem a forma correta de abordagem da população, bem como, a vistoria para identificar o que pode se constituir num potencial criadouro do aedes aegypti. Essas visitas monitoradas foram uma forma de exercitar na parte teórica desse treinamento.

           Os novos agentes foram selecionados por concurso e estão motivados para iniciar os trabalhos junto à população. Seja na eliminação dos focos do mosquito ou na prevenção educativa e orientação.

           Os novos agentes serão um reforço a mais no combate à dengue. Mas, o mais importante, é a conscientização da população do dever de fazer, uma vez por semana, a vistoria de seus imóveis, para eliminar possíveis criadouros do aedes aegypti, causador da dengue, e de outras doenças como zika e chikungunya.

           De acordo com a Secretaria de Saúde, o último Boletim Epidemiológico, divulgado no da 1º de abril, aponta que foram notificados 596 casos suspeitos de dengue. No que se refere a chikungunya, foram 26 casos suspeitos e um caso de zika foi confirmado.

          “Se a população não colaborar com a prevenção do mosquito, somente os agentes não conseguirão vencer essa luta”, acentua a Maria Lúcia Cardoso. A prefeita completa esclarecendo da necessidade da população receber bem os agentes durante as vistorias.

          “Sem dúvida, é necessário receber bem o agente de endemias em sua residência. Com o apoio da população, o trabalho dos agentes de endemias é vital para que a cidade não fique doente”.

           A Prefeitura de Pitangui reforça a orientação junto à população que deve colaborar adotando ações simples, como não deixar calhas entupidas e nem descartar entulhos e lixos em pátios e terrenos baldios. É necessário, ainda, ter cuidado com as caixas d’água destampadas. Dentro de casa, a orientação é verificar os bebedouros de animais, ralinhos desprotegidos e até mesmo a bandeja do ar condicionado e atrás das geladeiras. Cuidado, também, com as piscinas paradas e descobertas. Em caso de dúvida ou para receber mais informações, o telefone do Setor de Epidemiologia de Pitangui é o 3271-5398.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.