Minas Gerais

Pela segunda vez consecutiva Pitangui atinge pontuação Máxima na Política Estadual de Promoção à Saúde

A saúde de Pitangui vai bem, muito obrigado. É o que aponta o monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde por meio da Política Estadual de Promoção de Saúde – POEPS. A POEPS cruza dados de indicadores para avaliar a saúde nos municípios mineiros, fazendo um raio x das suas ações.


Para a sua análise, a POEPS do Governo de Minas leva em conta os seguintes indicadores: Indicador 1: Número de Ações de Atividades Coletivas em Atividade Física e Práticas Corporais ofertadas pelo município; Indicador 2: Número de Atividades Coletivas de Educação em Saúde voltadas para à promoção da saúde; Indicador 3: Número de Atividades Coletivas de Gestão Intersetorial voltadas para promoção da saúde; Indicador 4: Percentual de crianças menores de 10 anos com registro de marcadores alimentar realizado; Indicador 5: Percentual de acompanhamento das Condicionalidades de Saúde do Programa Federal de Transferência de Renda dos beneficiários com perfil saúde; Indicador 06: Número de ações para implantação das políticas de promoção da equidade em saúde; Indicador 07: Percentual de acompanhamento do estado nutricional da população no Sisvan Web.


Os dados, fornecidos pelas prefeituras, são avaliados a cada quadrimestre. Pitangui vem experimentado um período de ascendência nesta avaliação. No segundo quadrimestre de 2021 o município fez 65 pontos, no terceiro quadrimestre de 2021 foram 80 pontos e agora, no primeiro e segundo quadrimestre de 2022, Pitangui atingiu os cem pontos. Pontuação máxima da Política Estadual de Promoção de Saúde.


Tudo isso significa uma coisa só: A Saúde é prioridade no Governo da Prefeita Maria Lúcia Cardoso que para alcançar sua melhoria investe em novos equipamentos, mobiliários para as Unidades, além de reconhecer a importância e valorizar os profissionais da saúde que passam por um processo de capacitação continuada.


“A pontuação máxima do município na POEPS é o retorno do que vem sendo feito, ou seja, com o cidadão sendo bem atendido na ponta do sistema público de saúde”, comemora a prefeita Maria Lúcia Cardoso. Através dessa avaliação, a Prefeitura desenvolve o planejamento para garantir a promoção da saúde e ações de prevenção desenvolvidas pelas equipes de Saúde da Família de todas as Unidades Básicas de Saúde de Pitangui.


“Cada um fazendo sua parte, estaremos sempre melhorando a condição de vida daqueles que amamos”, completa a prefeita.

Fonte: Prefeitura de Pitangui

Receba as reportagens do Portal G37 em primeira mão através do nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/BkejgH7eyb568gp8m9fnlW

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de Anúncio Detectado

Nosso conteúdo é gratuito e o faturamento do nosso portal é proveniente de anúncios. Desabilite o seu bloqueador de anúncios para ter acesso ao conteúdo do Portal G37.